Com um repertório que intercala dramaturgia e canções, os fãs de Gonzaguinha poderão conferir nos dias 29 de agosto e 30 de agosto, às 21h no sábado e 20hs no domingo, no Teatro do Shopping Via Sul, um espetáculo teatral que homenageia a trajetória de um dos maiores artistas populares do país tendo como ponto de partida exatamente suas principais ferramentas de trabalho: a música e a palavra.
No palco, o ator Rogério Silvestre faz o papel de Gonzaguinha, interpretando um texto poético que passeia por momentos marcantes da vida do cantor e compositor carioca, como a infância no morro do São Carlos, no Rio de Janeiro, os primeiros passos na carreira artística, os embates com a ditadura militar e a relação conflituosa com o pai, o rei do Baião, Gonzagão. Ele garante que além dos textos, a banda que interpreta as canções de Gonzaguinha é espetacular.
Intercalada à dramaturgia, são interpretadas 16 canções de Gonzaguinha, dentre elas “Explode Coração”, “Recado”, “Começaria Tudo Outra Vez” e “Moleque”. Para isso, o espetáculo conta uma banda formada por dois cantores e cinco músicos, propondo um diálogo enriquecedor entre produção artística e vida pessoal e profissional. Os temas que integram o musical também evidenciam como o compositor, numa constante busca, foi um dos poucos a falar com tanto domínio poético e olhar crítico sobre o morro, as questões sociais e o amor, para isso recorrendo a diferentes linguagens e ritmos, como o samba, o bolero e o baião. Histórias que marcaram época, poesias, canções e emoções à flor da pele!
Fortaleza
A equipe ficou muito feliz de ter no roteiro Fortaleza e ele se declara admirador da cidade. “Eu senti vontade de conhecer a cidade, ela tem uma importância dentro do quadro brasileiro, disse Rogério.
Ele acredita no sucesso da apresentação na cidade, pois todo mundo já teve um momento marcante embalado por alguma canção do cantor. “As músicas do Gonzaguinha já fizeram ou ainda fazem parte da vida de muita gente, sendo na voz dele ou de outros artistas. Assim, aconteceu comigo logo no início da carreira. Eu saí da minha cidade para o Rio e não tinha nada, não conhecia ninguém e assim que cheguei ganhei o cd do Gonzaguinha, que tinha a música “O cavaleiro solitário” e essa música me tocava muito, pois eu achava que tudo ia ser fácil e de repente eu percebi que não bem era assim.”
O ator garante que o espetáculo toca a alma dos espectadores. “O público ri e chora, mas no final sai em êxtase e com alegria de viver. O espetáculo toca o coração das pessoas de uma maneira diferente. Você sai com vontade gritar eu amo a vida, a vida é bela”.
Rogério diz estar contente com a repercussão do espetáculo pelas cidades por onde passou e que interpretar o cantor foi caso do destino. “No início eu não estava no projeto, pois vivia no Rio e até estava em cartaz. Fui a Minas fazer uma visita e acabei acompanhado um dos ensaios, quando o ator que iria interpretar Gonzaguinha teve que sair do projeto 15 dias antes da estréia e surgiu o convite. Foi um grande desafio”.
Currículo recheado
Rogério Silvestre começou no teatro em 1998, em Minas Gerais e em 1999 foi para o Rio, onde se profissionalizou no Liceu de Artes e Ofício e fez faculdade de cinema. No currículo estão mais de 40 espetáculos, entre adultos e infantis, alguns curtas-metragens além de trabalhos em novelas na Rede Record e na rede Globo. Saiu do Rio e se dedicou a levar algumas produções, juntamente com o pai, para outras cidades.
O Musical
O espetáculo “O Eterno Aprendiz Eterno – Gonzaguinha” foi criado em 2009, no Sul de Minas Gerais, na cidade de Itajubá, pelo produtor Kleber Lincon e o maestro Amaury Vieira, que encontraram nas músicas e vida do cantor Gonzaguinha, uma inspiração para a realização do projeto. O texto é do poeta paraibano Gildes Bezerra que já assinou os roteiros dos shows “Dom Quixote” e “pré-8- Rede nacional”, e que deu ao espetáculo a interpretação da alma do artista, desnudando os seus sentimentos nos momentos da composição de suas canções. Depois de estrear em Minas e passar por temporadas em São Paulo, o espetáculo foi consagrado em 2013, com cinco temporadas de casa lotada em Salvador, duas em São Luís e uma em Belo Horizonte.
Gonzaguinha
Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, nasceu em 1945, no Rio de Janeiro. Compôs sua primeira canção aos 14 anos, dando início a carreira de um artista de composição refinada, mas sem perder como base a cultura popular, dando voz às angustias do país, principalmente no período da Ditadura Militar, quanto às paixões arrebatadoras que fazem explodir corações. Gonzaguinha faleceu aos 45 anos, em um acidente de carro, mas teve sucessos interpretados nas vozes de Elis Regina, Maria Bethânia, Fagner, dentre muitos outros.
Serviços:
O quê: Musical “O Eterno Aprendiz Eterno – Gonzaguinha”
Quando: 29/08 e 30/08, às 21h no sábado e 20hs no domingo
Onde: Teatro via sul
Quanto: platéia (R$80) inteira e (R$ 40,00) meia
Informações: 085 3052-8026