• Latest
  • Trending
  • All

 Natura, Heineken®, Braskem, Coca-Cola e Rock in Rio convocam público do festival e transformam 13 toneladas de copos em embalagens de desodorante Kaiak

14 de setembro de 2023
Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

24 de abril de 2025
Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

17 de abril de 2025
Portal Maracanet
ADVERTISEMENT
Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

17 de abril de 2025
Em novo projeto audiovisual, Dorgival Dantas celebra suas Raízes com grandes nomes da música

Em novo projeto audiovisual, Dorgival Dantas celebra suas Raízes com grandes nomes da música

17 de abril de 2025
Associados do Sindialimentos aprendem sobre como a Inteligência Artificial pode otimizar os processos das empresas

Associados do Sindialimentos aprendem sobre como a Inteligência Artificial pode otimizar os processos das empresas

17 de abril de 2025
Páscoa 2025: supermercados se adaptam à demanda cada vez maior por opções nutritivas

Páscoa 2025: supermercados se adaptam à demanda cada vez maior por opções nutritivas

17 de abril de 2025
Pub 5 Elementos divulga programação para o feriadão com atrações de rock e pop rock

Pub 5 Elementos divulga programação para o feriadão com atrações de rock e pop rock

17 de abril de 2025
Dra. Emanuela Mendes à frente do Escritório Nelson Willians Advogados em Fortaleza

Dra. Emanuela Mendes à frente do Escritório Nelson Willians Advogados em Fortaleza

17 de abril de 2025
Feijoada, chope artesanal e samba animam o sábado na Cervejaria Turatti 

Feijoada, chope artesanal e samba animam o sábado na Cervejaria Turatti 

17 de abril de 2025
Gastronomia autoral da Ahau Beach eleva experiência nas areias da Praia do Futuro

Gastronomia autoral da Ahau Beach eleva experiência nas areias da Praia do Futuro

17 de abril de 2025
Muriall lança clipe da nova música “Meu Talvez” e participa de programa na TV Verdes Mares

Muriall lança clipe da nova música “Meu Talvez” e participa de programa na TV Verdes Mares

17 de abril de 2025
Além do Tradicional: sabores que celebram a Páscoa 

Além do Tradicional: sabores que celebram a Páscoa 

17 de abril de 2025
  • Sobre
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • Contato
quinta-feira, 22 de maio de 2025
Investe CE
  • Home
  • Editorias
    • Análise e Opinião
    • Economia e Negócios
    • Eventos
    • Política
    • Responsabilidade
No Result
View All Result
Investe CE
No Result
View All Result
Home Economia e Negócios

 Natura, Heineken®, Braskem, Coca-Cola e Rock in Rio convocam público do festival e transformam 13 toneladas de copos em embalagens de desodorante Kaiak

O compromisso de reciclagem das cinco marcas envolvidas na ação evitou a emissão de 21 toneladas de gases do efeito estufa na atmosfera e gerou renda para 80 famílias

by Oswaldo Scaliotti
14 de setembro de 2023
in Economia e Negócios
0

 

 

 

Promover a circularidade de embalagens e dar um novo destino a milhões de resíduos plásticos que se tornariam lixo. Com esse propósito, Natura, Heineken®, Braskem, Coca-Cola Brasil e Rock in Rio se uniram para uma operação de reciclagem que resultou na transformação de aproximadamente 13 toneladas de copos utilizados durante o festival de 2022 em matéria-prima circular para produzir cerca de 2 milhões de embalagens para desodorantes corporais da marca Natura Kaiak. A parceria entre as marcas ainda evitou a emissão de 21 toneladas de CO2 no meio ambiente e proporcionou geração de renda para 350 pessoas das 80 famílias envolvidas nas cooperativas parceiras. Historicamente, as marcas possuem trajetórias conectadas à sustentabilidade e colaboram para a agenda 2030 da ONU ao repensar suas iniciativas para o máximo de impacto positivo às pessoas e ao meio ambiente. Essa é mais uma iniciativa que se concretiza em relação à importância da coletividade rumo a um futuro melhor.

Para a diretora de marketing e comunicação Brasil da Natura, Denise Coutinho, transformar esses resíduos em embalagens dos produtos da marca reafirma a crença da companhia de que o lixo não é o fim, mas um novo começo. “Estamos muito orgulhosos dos resultados dessa ação conjunta no maior festival de música e entretenimento do mundo. A iniciativa representa os desdobramentos da Natura com a causa Mais Beleza, Menos Lixo, que permeia todas as iniciativas da marca ao oferecer o máximo, usando o mínimo e reduzindo os excessos. Ainda, reforça que a destinação correta de resíduos e a redução nas emissões de carbono são compromissos de longa data da Natura, que é pioneira em oferecer refis de produtos há 40 anos”, pontua a executiva.

Dos copos coletados, quase 90% foram reciclados após triagem das cooperativas, totalizando cerca de 2,3 milhões de unidades de copos. Os outros 10% não foram utilizados durante o festival ou não foram reciclados devido ao descarte incorreto e mistura com outros resíduos orgânicos. Este é um alerta de que há ainda amplo espaço para aprofundar a conscientização do público em relação ao descarte correto dos materiais.

“Sabemos do poder mobilizador que a Rock World possui e está em nosso DNA assumir a responsabilidade sobre o espaço que vivemos. Reunir algumas das maiores marcas do país em torno de uma ação de impacto positivo e poder compartilhar este resultado incrível é um momento de muita celebração. Temos uma grande força para seguir promovendo o desenvolvimento de impactos positivos para a sociedade com um ideal de vida mais consciente e sustentável”, afirma Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World. E complementa: “Para nós, é fundamental assumir o papel de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor, e compartilhar como essas iniciativas geram impactos bastante positivos na sociedade. A Gestão de Resíduos foi um dos grandes destaques na edição do reencontro! Além desta ação, o Rock in Rio teve 250 toneladas de resíduos separados durante os sete dias de festival e encaminhados para reciclagem. A ação, em colaboração com marcas parceiras, resultou na reciclagem de 89% dos copos plásticos utilizados no festival. No total foram disponibilizadas mais de 230 mil embalagens sustentáveis.”

 

O processo de reciclagem envolveu um vasto projeto de gestão de resíduos implementado pelo Rock in Rio, Braskem e parceiros, que se iniciou com a comunicação do festival focada em incentivar o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos não apenas nas lixeiras como também nos postos de coleta da Braskem espalhados na Cidade do Rock. Também como incentivo, os materiais plásticos descartados na ação poderiam ser trocados por pontos que se convertiam em recompensas e experiências especiais para aproveitar o evento.

Após o festival, os resíduos recicláveis foram encaminhados para três cooperativas selecionadas para a separação e triagem dos copos. Entre elas, está a CooperEcologica, parceira da Natura e que faz parte do Programa Elos, que completou cinco anos de existência também em 2022 e que contempla a rastreabilidade e a logística reversa da cadeia de produção da marca. O impacto positivo que essa associação gera diretamente beneficia 34 famílias.

A Braskem, por sua vez, comprou os copos das cooperativas, garantindo geração de renda para essas comunidades e converteu esses recipientes em resina reciclada. A Silgan, empresa parceira no fornecimento de embalagens da Natura, adquiriu o material da Braskem e produziu as peças, que foram utilizadas para a fabricação de embalagens dos desodorantes da marca Natura Kaiak.

Beatrice Jordão, gerente-sênior de marketing da marca Heineken® no Brasil, reforça o propósito da cervejaria com a sustentabilidade e impacto com o meio ambiente. “Heineken® busca sempre abraçar ações conjuntas que vão de encontro com seus próprios valores. Heineken® Green Your City, que reúne os compromissos de sustentabilidade para os próximos anos por meio de experiências marcantes e a ressignificação dos espaços urbanos. O fio condutor de todas as ações é a mensagem de “festivais mais verdes”. Em 2022, com a reciclagem de mais de 2 milhões de copos no Rock in Rio, conseguimos ressignificar esses resíduos, fortalecendo nosso discurso de conscientização e incentivo à reutilização de materiais, com mensagens de reflexão sobre a prática da reciclagem”.

“A nossa participação no Rock in Rio reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a economia circular. O Rock in Rio é um dos maiores festival de música do planeta e ter a oportunidade de conscientizar esse grande público sobre o descarte correto e a circularidade do plástico é muito potente. Além disso, a união de grandes empresas em projetos como esse é muito importante para incentivar a reciclagem do plástico fazendo com que o material volte ao mercado como novos produtos e complete o ciclo da economia circular”, explica Ana Laura Sivieri, CMO da Braskem.

“A educação dos consumidores é uma prioridade para Coca-Cola Brasil e necessária para conseguirmos fechar o ciclo da economia circular, garantindo o novo uso da resina PET das nossas embalagens. A partir de projetos como esse, conseguimos tangibilizar esse ciclo virtuoso, despertando conhecimento e educação nos consumidores em grandes eventos. Além do mais, acreditamos no poder da colaboração e da união de esforços com outras empresas para gerar impacto positivo em uma agenda que nos une. Para a Coca-Cola Brasil, é uma oportunidade de compartilharmos essas agendas, quebrar paradigmas e acelerar soluções necessárias para o futuro do planeta. A estratégia é repensar a gestão de resíduos, criando soluções que combinem oportunidade econômica com benefícios para o meio ambiente e para os consumidores”, orgulha-se Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

“Mais que uma empresa fabricante de embalagens, a Silgan é uma empresa que fomenta e cultiva parcerias que ajudem no desenvolvimento sustentável do mundo. O relacionamento colaborativo com empresas como Natura, Heineken®, Braskem, Coca-Cola e Rock in Rio reforça o comprometimento da empresa com esse tema. Este trabalho em conjunto, que teve início no festival de 2019, já viabilizou a reciclagem de mais de 20 toneladas de material, posteriormente transformado em novas embalagens de desodorante. Ainda há muitas oportunidades e, com o fortalecimento de parcerias como esta, bem como através da busca contínua por novas tecnologias, esperamos construir um grande legado às futuras gerações”, explica Renato Wakimoto, diretor de P&D e Suprimentos da Silgan.

Essa não é a primeira vez que os copos do evento se convertem em produtos de beleza. Na edição de 2019 do festival, 10 toneladas de copos plásticos da Heineken foram transformadas em 670 mil tampas do desodorante corporal da marca Humor da Natura, também com a colaboração da Braskem no processo de reciclagem e com o apoio do Rock in Rio e seus parceiros na gestão e separação dos resíduos. A iniciativa busca também gerar conscientização e movimentar as ações diárias que, quando feitas em coletividade, ganham enorme potência, como o consumo e o descarte consciente dos resíduos diários. A transformação diante dos copos utilizados durante o Rock in Rio só foi possível por todas as pessoas que embarcaram nessa trajetória de impacto positivo com os outros e com o mundo.

Os desodorantes Kaiak com embalagem feita a partir dos copos reciclados podem ser encontrados, a partir de 15 de agosto, com as Consultoras de Beleza Natura, site e app da Natura.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura e The Body Shop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

 

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 14 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS),Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) e duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Amstel Ultra, Tiger, Lagunitas, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial e No Grau. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa. Informações adicionais.

 

Sobre a Coca-Cola Brasil

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

 

Sobre a Braskem

 

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.

A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10.5 milhões de visitantes nestas 22 edições. Em 38 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.

Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.

Tags: BraskemCoca-Colaconvocam público do festival e transformam 13 toneladas de copos em embalagens de desodorante KaiakHeinekenInveste CENaturaOswaldo ScaliottiRock In Rio
Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti

Oswaldo Scaliotti é jornalista formado pela UFC, MBA em Informações Econômicas e Financeiras pela FIA/BM&FBovespa e especialista em Assessoria em Comunicação pela Unifor. Foi eleito por duas vezes Melhor Profissional de Imprensa pela Apimec do Nordeste, tendo ainda conquistado vários prêmios jornalísticos nacionais, como Imprensa de Educação ao Investidor da BM&FBovespa, Prêmio BNB de Jornalismo e CDL de Jornalismo. Desde 2002, atua nos maiores jornais impressos e portais de notícias do Ceará. Contato: osnjornalista@gmail.com

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

Floratta Red, clássico da perfumaria do Boticário, ganha versão mais moderna e sensual com Floratta Red Blossom

23 de fevereiro de 2023
Maracanaú ganhará primeiro Circuito de Corrida Rua em 2023

Maracanaú ganhará primeiro Circuito de Corrida Rua em 2023

16 de agosto de 2023

CONFIRA O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS LOJAS DO ASSAÍ ATACADISTA DO CEARÁ PARA O FERIADO DE FINADOS

28 de outubro de 2022

Olá, mundo!

1

O Boticário retrata a sensibilidade da adoção no Dia dos Pais

0

Quais são seus talentos?

0
Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

Aprovado e sancionado: Maranguape contará com Programa “Saúde Dez, Obesidade Zero” para enfrentar obesidade infantojuvenil

24 de abril de 2025
Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

Teatro RioMar Fortaleza recebe turnê inédita “Geraldo Azevedo 80 anos”

17 de abril de 2025
Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

Bob’s acelera em inovação e apresenta novos produtos

17 de abril de 2025
Investe CE

Desenvolvido por Paulo Marques

Navegação

  • Sobre
  • Política de privacidade
  • Anuncie
  • Contato

Siga nosso Instagram

No Result
View All Result
  • Home

Desenvolvido por Paulo Marques

Esta página web utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar o seu consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.