Ferramenta foi desenvolvida no Breakthrough Innovation Challenge e mostra o poder da tecnologia e da inovação para transformar e valorizar a venda direta, que passará a ser celebrada anualmente pela empresa em 22 de setembro, com o Dia da Consultora de Beleza
A Natura lançou em evento da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, um novo instrumento de relacionamento e inovação a serviço das consultoras: o aplicativo BexCo. A criação da ferramenta, que tem como objetivo impulsionar uma comunidade global de troca de informação sobre a venda direta no mundo, faz parte do Breakthrough Innovation Challenge (BIC), uma iniciativa do Pacto Global da ONU para o desenvolvimento sustentável do planeta.
O objetivo do BIC é reunir jovens empreendedores de grandes multinacionais para discutir e criar novas ideias e modelos de negócio que possam contribuir para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU até 2030, por meio de estratégias e processos próprios das empresas.
Além da participação no Pacto Global da ONU, a Natura também celebra a revitalização da venda por relações com o Dia da Consultora de Beleza, que foi comemorado em 22 de setembro e procura reconhecer a dedicação e a importância da atividade para a Natura. A data marca o início da primavera, um período de renovação. Como parte das comemorações, a empresa organiza debate nesta terça-feira, dia 26 de setembro, na Casa Natura Musical, em São Paulo, sobre empreendedorismo feminino, com participação de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza.
O lançamento do aplicativo BexCo complementa essa discussão, ao mostrar como a tecnologia e a inovação podem transformar a venda direta, a partir da crença da Natura no poder das relações e do empreendedorismo para conectar as pessoas. Mais de 90% das Consultoras de Beleza da Natura são mulheres e, com a revitalização da venda por relações, a empresa busca promover impacto positivo, com geração de renda e empoderamento para milhares de pessoas.
A Natura também vê sua participação no Breakthrough Innovation Challenge como uma oportunidade de se engajar em um importante movimento global da ONU, ao mesmo tempo em que gera valor para o negócio, aprimorando os serviços que oferece para suas consultoras e clientes. Na Natura, participaram da iniciativa Eduardo Eiger, gerente geral da operação no Peru, e Luciano Abrantes, diretor de Inovação Digital da empresa.
“O BexCo é uma plataforma disruptiva, que combina inteligência artificial, big data e estratégia de games para facilitar as vendas das consultoras e melhorar o atendimento aos clientes, além de contribuir com os desafios de desenvolvimento sustentável da ONU, principalmente com a redução de desigualdades”, afirma Luciano Abrantes, diretor de Inovação Digital da Natura. “A plataforma busca engajar as pessoas em uma experiência transformadora, com conexões que permitem aumentar a renda e a confiança dessa rede”, complementa.
Lançado como um piloto no México e no Brasil, o BexCo nasce com potencial de integrar 1,8 milhão de consultoras da Natura à uma rede de mais de 100 milhões de pessoas que trabalham com venda direta no mundo, em uma comunidade global de relacionamento, com características semelhantes às das redes sociais. Na plataforma, as consultoras poderão trocar produtos entre elas, atendendo melhor os clientes que demandam itens em pronta entrega; reduzir o desperdício de produto e a perda de estoque; potencializar o trabalho de consultoria, com aumento da capacitação e incentivo ao perfil empreendedor. A ferramenta ainda aumenta a liberdade de atuação das consultoras, já que participantes de diversas redes poderão atuar de forma colaborativa.