As inscrições para o Natura Innovation Challenge Zero Waste Packaging estão abertas para soluções de inovadores de todo o mundo
A Natura faz chamada global à rede de inovadores para encontrar novos meios de combater a geração de resíduos e a poluição por plástico. Empreendedores, startups, instituições de pesquisa, universidades e empresas estão convidados a apresentar soluções com novos materiais renováveis, solúveis ou biodegradáveis, bem como inovações em modelos logísticos, de serviços ou comerciais.
O processo de inovação aberta ocorre na Natura há mais de 20 anos, e o desafio inédito é promovido em parceria entre Natura Campus e Natura Startups. “Para nós, só é inovação se gerar impacto positivo. Acreditamos no poder das redes para transformar os desafios da atualidade.”, argumenta Roseli Mello, Diretora de Inovação Expandida da Natura.
São esperadas soluções que já tenham alguma etapa de desenvolvimento realizada, podendo ser em pesquisa aplicada, validada ou disponível para escalonamento. Todas as iniciativas com potencial de resolver o desafio serão analisadas pelo time da Natura e as soluções escolhidas poderão realizar parcerias e receber investimentos para se tornarem viáveis.
“Queremos conectar soluções de diferentes naturezas, encontrar e integrar as propostas que de fato agreguem valor à nossa rede de relações. Queremos aprender e ensinar com o potencial coletivo, onde a tecnologia, o digital, as cadeias e modelos comerciais se encontram para aumentar ainda mais nossas chances de inovar” explica Luciano Abrantes, Diretor de Inovação Digital da Natura.
De acordo com estudo realizado pela ONU, 1.3 bilhão de toneladas de lixo são geradas anualmente em todo o planeta. No Brasil, a média por ano é de 78 milhões de toneladas. A Natura foi a primeira empresa de cosméticos brasileira a oferecer refis, desde 1983, e tem ampliado o uso de materiais reciclados pós-consumo e plástico verde em suas embalagens. “Atualmente, já economizamos por ano o equivalente ao lixo produzido diariamente por 4,4 milhões de pessoas, mas queremos ir muito mais longe”, afirma o Diretor de Inovação em Produtos, Daniel Gonzaga.
As inscrições para o Natura Innovation Challenge Zero Waste Packaging vão até o dia 30 de novembro. Para participar basta preencher o formulário no site: innovationchallenge.natura/
Serviço
Natura Innovation Challenge Zero Waste Packaging
Quando: inscrições abertas até o dia 30 de novembro.
Inscrições pelo site innovationchallenge.natura/
Feedback inscrições: até o dia 1° de março de 2020
Contrapartida: Para as oportunidades de parceria, a Natura entrará em contato para avaliar em conjunto as alternativas de uso de sua inovação, promovendo as melhores práticas de colaboração e garantir um contrato jurídico.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte da Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Natura, The Body Shop e Aesop – que registrou R$ 9,9 bilhões de receita líquida em 2017. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras Natura, pelo Rede Natura, por meio do app Natura ou em lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Paris, Nova York, Santiago, Buenos Aires e Kuala Lumpur. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Natura nos EUA http://www.naturabrasil.com/
Natura na França https://www.naturabrasil.fr/fr
Natura na Argentina http://naturacosmeticos.com.ar
Natura no Chile http://natura.cl
Natura na Malásia: www.naturamy.com
Sobre o Natura Campus
Lançado em 2006, é um programa de colaboração e relacionamento com instituições de ciência e tecnologia, empresas e empreendedores com o objetivo de promover parcerias e conexão em redes para desenvolvimento de novas ideias, tecnologias e serviços para novos produtos Natura. Realiza Desafios de Inovação, Workshops e articula o ecossistema inovador para o investimento em pesquisa em desenvolvimento. Já realizou, Desafios de Tecnologia nas áreas de química e design, Hackathons e chamadas de projetos com a FAPESP e CNPq. Atualmente, promove o Prêmio CAPES – Natura Campus que busca estimular a pesquisa de excelência no Brasil. Reuni aproximadamente uma rede de 6000 pessoas, 110 instituições de pesquisa entre outros atores do ecossistema de inovação. O Portal Natura Campus também recebe propostas de novas tecnologias da rede em modo contínuo. Acesse: www.naturacampus.br
Sobre o Natura Startups
Lançado em 2016, o Programa Natura Startups é a porta de entrada para empreendedores com soluções inovadoras que queiram trabalhar com a Natura. Viabilizar, colaborar e acelerar oportunidades – por meio de parcerias e geração de negócios, com foco em crescimento, diferenciação e desenvolvimento – é o objetivo da iniciativa. Desde então, 80 startups já testaram suas soluções com a Natura, sendo que 27 se tornaram parceiras efetivas nas mais diversas áreas da empresa (startups interessadas em apresentar suas soluções para a Natura devem se inscrever pelo sitewww.natura.com.br/startups). Dentre outras iniciativas, a cada trimestre, a companhia realiza o Natura Pitch, recebendo startups para apresentar seus negócios para executivos da Natura e de outras empresas do mercado. A próxima edição ocorrerá em 28 de outubro, com foco em serviços digitais para vendas e backoffice