Neste domingo (10), atracou no Porto do Pecém o navio PAPA JOHN vindo da China, carregado com mais de 10 mil toneladas de fertilizantes em big bags e bobinas de aço. Para o gerente comercial da Tecer Terminais, empresa que atua como prestadora de serviço operacional no Porto do Pecém e desenvolve soluções em logística integrada, Carlos Alberto Nunes, essa movimentação representa o aquecimento da economia interna apesar das condições adversas do mercado exterior, como variações do dólar e a escalada dos preços do frete por contêiner.
“A chegada dessa nova carga é um grande motivo de comemoração, pois com as longas filas de navios nos principais portos da China, provocadas pelos lockdowns, vêm impactando a oferta de contêineres e pressionado os custos do frete marítimo. Com isso, importadores e exportadores têm buscado alternativas com o uso do segmento de “break bulk” (carga geral), cujo transporte é feito individualmente, em cargas fracionadas acondicionadas a bordo dos navios, sem a necessidade de utilizar contêineres”, explica Nunes.
Carlos Alberto destaca ainda que vem trabalhando nos últimos 3 anos para aumentar o fluxo de cargas vindas da China e que a demanda vem crescendo, principalmente por produtos como fertilizantes e siderúrgicos. “Com essa janela de oportunidade, os clientes têm buscado essa alternativa que uma economia comprovada em relação ao custo de um contêiner. É uma economia de cerca de U$ 7 mil a cada 25 toneladas, o que têm uma grande relevância financeira”, diz.