Como parte das comemorações pelos seus 65 anos, a Acal Home Center participou da inauguração do Serenata Café e Creperia, no último sábado (12), em Aquiraz. O empreendimento é o primeiro negócio social da Associação Tapera das Artes, instituição socioeducativa que oferta projetos pedagógicos para 500 crianças em situação de vulnerabilidade social, e conta com patrocínio de várias instituições, incluindo a Acal.
Toda a diretoria da Acal esteve no evento, levando ainda uma plantinha de solidariedade para o local, mais uma forma de contribuir com o trabalho social desenvolvido pela Tapera das Artes. “Trouxemos plantinhas do nosso projeto Acal Sustentável com uma mensagem de gratidão a todos os que constroem este belo projeto, abraçado pela Acal desde a sua fundação, há 35 anos. Os convidados poderiam levar um jarrinho para casa por um valor simbólico, de R$ 2,00, e a renda foi destinada para a instituição”, explica Fernanda Lenzi, gerente de Marketing.
Fins sociais
Todo o lucro com a venda de produtos do Serenata Café e Creperia será revertido para fins sociais da instituição, idealizada por Ritelza Cabral, que também é Diretora de Sustentabilidade da Acal. “Temos parceiros que caminham conosco há um bom tempo e somos imensamente gratos a todos, mas era preciso criar uma fonte de receita alternativa complementar que pudesse cobrir essa diferença para não interferir na qualidade das ações”, ressalta.
Para a rotina de produção e atendimento no Sereneta, a Associação optou por oferecer treinamento para as mães das crianças que participam dos projetos. “Formamos toda a mão de obra, priorizando pessoas simples da comunidade e assim possibilitando a melhoria da renda familiar de nossos alunos. Além disso também optamos por fornecimento de produtos orgânicos da horta comunitária do Caracará, região rural do município de Aquiraz, como forma de contribuir com o desenvolvimento da economia local”, explica Ritelza.
Sabores Perdidos
Uma das novidades do Serenata Café e Creperia é a linha de crepes chamada “Sabores Perdidos”. Ela foi inspirada no trabalho científico de Chef, Nilza Mendonça e utiliza frutos, folhas e flores encontrados na flora cearense, espécies botânicas como Macaúba, Coco Babão, Jambo, flor de Bouganville e ervilhas de Flamboyan. Algas marinhas também fazem parte do cardápio exótico da linha de Crepes. Além desses, serão utilizados Palmito do Mandacaru, Palma Forrageira, Jaca, Coração da Bananeira, entre outros ingredientes nativos.