O movimento, que desenha a visão de jovens negros sobre aquilo que acreditam e desejam para suas realidades e próximas gerações é tema da obra produzida por equipe majoritariamente negra, em parceria com o coletivo MOOC – grupo formado por oito jovens negros de periferias de São Paulo que trabalham para expressar o lifestyle de suas comunidades por meio da arte
São Paulo, novembro de 2018 – No mês do Dia da Consciência Negra, a Avon lança reflexão inédita no Brasil sobre Afrofuturismo, movimento pluridisciplinar que retoma o passado da perspectiva negra, para reconhecê-lo no presente e ser capaz de construir um futuro inspirador. Idealizado no início dos anos 60, representa a visão de jovens negros acerca daquilo que acreditam e desejam para suas realidades e para as próximas gerações. A obra, gravada em Paraisópolis, periferia da zona sul de São Paulo, entra no ar a partir do dia 10 de novembro nas redes sociais oficiais da marca – Youtube, Instagram e Facebook, além da plataforma própria de conteúdo E Aí Tá Pronta.
Os personagens do filme, entre elas uma revendedora da marca, vestem roupas inspiradas no brilho e na alfaiataria tão usada, apesar de pouco comentada, da África. Esses elementos também são vistos na maquiagem, propondo ressaltar os traços e tons de pele, ao invés de minimizá-los, como historicamente feito. A música, criada exclusivamente pelo artista brasileiro JLZ, traz a batida eletrônica do afrobeat.
“Buscamos reforçar uma premissa que sempre esteve conosco: sermos o sonho dos nossos ancestrais. Sem ser óbvio na escolha das referências, mas entendendo nossa história e realidade, mirando como e onde queremos chegar. Estar com uma marca como a Avon, que reflete em suas comunicações a diversidade brasileira, é ter a chance de levarmos nossa mensagem a mais pessoas”, diz Lídia Thays, integrante do MOOC.
“Criar espaço e reforçar a normalização da diversidade é premissa trabalhada todos os dias interna e externamente por nós na Avon. Dentre tantos orgulhos que carregamos em nossa história, está o de ser a primeira marca de beleza a colocar mulheres negras, a atriz Camila Pitanga e cantora Karol Conká, como protagonistas de campanhas nacionais em TV aberta. Por isso, como caminho natural, propor esta reflexão no mês que marca o Dia da Consciência Negra é sedimentar todas as conquistas até aqui e também mostrar a todos o futuro que queremos construir”, diz Juliana Barros, diretora executiva de marketing de Avon no Brasil.
MANIFESTO DA CAMPANHA
Hoje eu tenho o meu lugar.
Eu me pertenço, pertenço a uma cultura, a um povo.
A liberdade passeia entre nós.
Porque fomos mais que correntes e dores.
A ancestralidade é a força que nos guiou.
Sou o futuro sonhado por eles.
Tomamos o nosso trono.
Hoje somos reis e rainhas.
Meu povo ascendeu, prosperou, se multiplicou.
Somos tão plurais, quanto individuais.
Hoje entendo a importância do meu passado, da minha história.
Precisei me conhecer para traçar um futuro.
E ele já está aqui, no sorriso, na alegria no resgate: UBUNTU.
E que continue sendo meu futuro, nosso futuro, um afrofuturo.
Sobre a Avon
A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual próxima a US$ 6 bilhões. Uma das maiores empresas de venda direta do mundo, comercializa seus produtos em aproximadamente 50 países por meio de cerca de 6 milhões de revendedores autônomos. O portfólio de produtos da Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia e apresenta marcas de qualidade mundialmente reconhecidas como Avon True, Mark, Color Trend, Mark, Renew, Advance Techniques, Avon Care e Avon Naturals. Além disso, o portfólio de Avon inclui produtos de vestuário como a linha de lingerie Avon Signature e voltados para a casa como Inovaware. A empresa é pioneira em venda direta de cosméticos no Brasil, onde está desde 1958. Atualmente, o país conta com a maior força de vendas da Avon – 1,5 milhões de revendedoras – e é também a maior operação da companhia no mundo. Para obter mais informações sobre a Avon no mundo, visite o site: www.avoncompany.com
Sobre Mooc
Responsável por ampliar a voz da rua, o coletivo MOOC (Movimento Observador Criativo) faz parte do time de diretores da Conspiração e busca imprimir uma nova identidade ao jovem negro. É do grupo a direção criativa de Carne Negra, projeto de clipe e documentário que faz um paralelo entre as trajetórias da cantora Elza Soares e da judoca Rafaela Silva. Criado pela Conspira+ para o Dia da Consciência Negra com o apoio do Bradesco, teve o maior engajamento da história do banco no YouTube. O Mooc trabalha frequentemente na construção de produções e projetos criativos que valorizem e dialoguem com a diversidade, tendo realizado parcerias com marcas. Formado pela junção de outros 3 coletivos ligados a comportamento, o MOOC (Movimento Observador Criativo) é feito pelo talento e história de oito artistas, que juntos viram a chance de multiplicar os seus talentos em grupo. E entenderam que a voz de 8 é muito mais forte do que a voz de 1. Um encontro feito pela vida, pela ânsia de realização e, principalmente, pelo inconformismo. E não são regados simplesmente pela diversidade, mas pela representatividade.
FICHA TÉCNICA
Título: Afrofuturo
Agência: J. Walter Thompson Brasil, Mutato e Icherry
Agência PR: Soko Crafting Connections
Cliente: AVON
Produto: Color
CCO: Ricardo John
ECD: Cassio Moron e Rodrigo Da Matta
Direção de Criação: Danilo Janjacomo e Renata Leão
Head of Art: Talita Cardozo
Heads de Mídia: Giovanna Venturelli
Redator: Julia Machado, Vinicius Raft, Thamara Pinheiro, Ariane Polvani e Clecius Gonzaga
Diretor de Arte: José Oliveira, Dandara Hahn e Luiz Pulcini
Diretora de conteúdo: Bibiana Saldanha
Conteúdo: Jéssica Gomes
Head of Global Business: Larissa Zucatelli
Atendimento: Mariana Franco, Patricia Barbosa e Kleber Filho
Mídia: Vanessa Pupato, Natália Komatsu, Naraiane Fronza, Iuri Borges, Ariane Pires e Diego Santelices
Planejamento: Annelize Conti e Renan Damascena
Produção RTV: Maisa Delgado e Marisa Toledo
Cliente: Juliana Barros, Rafaella Gobara, Andrea Echeverri, Lucas Fajardo, Eric Mizuno, Wanderlei Biancao e Miguel Marsicano
Produtora: Conspiração Filmes
Direção Criativa: Mooc
Diretor de Fotografia: João Pádua
Vice Presidente de Publicidade e Marcas: Cristina Lopes
Produtora Executiva: Milena Trindade
Atendimento: Marina Dodi
Assistente de Atendimento: Gabi Leite
Coordenador de Produção: Larissa Luisi
Assistentes de Coordenação: Vinicius Arantes e Bruna Brito
Diretor de Produção: Tarcila Villa
Assistente de Produção: Bernie Wallbenny
Direção de cena : Louis Rodrigues, Raphael Fidelis
Assistente de Direção: Marcela Daud
Diretor de Arte: Vinni Tex, Lydia Thais
Produtor de Figurino: Suyane Ynaya
Produtor de Elenco: Kevin David
Maquiagem: Dani daMata
Cabelo: DivaGreen
Fotógrafia Still: Pedro Nasser / Catarina Martins
Making of fotos: Fábio Freitas
Editor: Fernando Freitas
Coordenador de Pós-Produção: Junior Braz
Finalização: Marcelo Barbosa
Supervisor de Efeitos: Ricardo da Costa / Luis Tadeu
Artistas de Composição: Ricardo da Costa / Luis Tadeu
Motion Designer: Guilherme Valente
Produtor musical: JLZ
Mixagem e finalizacão: Liquo Audio
Atendimento: Felipe Engel
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