O Nordeste é a segunda região do país que mais utiliza delivery para compra de comida, com 27,9% da população favorável ao uso deste modelo; ficando atrás apenas do Sudeste, com 39,3%, segundo dados disponibilizados pela YouGov, multinacional de pesquisa de mercado on-line. O levantamento aponta ainda que 30% da população nacional concorda plenamente ou quase plenamente com o formato, que teve forte crescimento durante a pandemia.
Mesmo com este boom, há ainda um potencial enorme a ser explorado nas vendas por delivery, como avalia Raphael Silva, consultor especialista no tema. “Antes você tinha o modelo de ligação para fazer o pedido e hoje você tem os novos meios por aplicativos. Antes você entendia que o conceito de restaurante era o ambiente, hoje você encontra inclusive estabelecimentos que atuam apenas em formato de delivery. Então esse serviço só tem a crescer cada vez mais, à medida que novas ferramentas vão sendo apresentadas e que o setor de alimentação fora do lar se apropria de todos os recursos para potencializar os resultados”.
Segundo Raphael, mesmo com a retomada da economia, com os estabelecimentos funcionando de forma presencial, o hábito de compra virtual permanece, e por isso as empresas que estão atentas ao potencial de lucro que o delivery proporciona tendem a se destacar.
Pesquisa divulgada pela Abrasel, realizada pela Visa Consulting & Analytics (VCA), apontou que os consumidores estão voltando a frequentar os estabelecimentos de forma presencial sem diminuir seus hábitos de compras virtuais. Foram analisadas as transações de pagamento realizadas com credenciais Visa durante todo o primeiro trimestre de 2021 e 2022 em restaurantes e fast food no país, e descobriu que houve um crescimento de 74% nas transações presenciais e online Visa desde o ano passado. Ao analisar as transações Visa presenciais em restaurantes realizadas nos primeiros três meses de 2021 e no mesmo período de 2022, o estudo encontrou um crescimento de 90% no número de transações.
“No Ceará, é perceptível a atenção dos restaurantes com os mínimos detalhes, para que um jantar, por exemplo, seja uma experiência marcante para o cliente. Com o delivery, a preocupação deve ser a mesma, desde a foto que irá para o aplicativo onde sua marca está presente, até a entrega em casa, passando pelo tempo que isso vai levar à qualidade do produto que chegará”, afirma.
Raphael destaca ainda os números da maior FoodTech da América Latina, o iFood, que é referência no delivery online, contabilizando cerca de 65 milhões de pedidos por mês, registrando cerca de 300 mil restaurantes em mais de 1700 cidades do Brasil, além de mais de 60 mil parceiros do mercado. A plataforma também conta com mais de 200 mil entregadores ativos na plataforma mensalmente. “São muitas as possibilidades de crescer com o delivery, e se destaca nesse meio quem tem mais informação”, diz.
Sobre Raphael Silva
Consultor especialista em delivery e fundador do Lucrando com Delivery, Raphael Silva é um dos maiores nomes do meio. Ao todo, ele conta com mais de mil alunos inscritos nos cursos, além de ser gestor de mais de R$3 milhões de faturamento mensal via delivery. Entre alguns dos principais clientes do Raphael estão o Azilados, Estela Pizza, Barneys, Olli’s Burger, Floresta, Costa Mendes, Butchers, Divina Picanha, Cheppitos e Fornelle Pizzas.