Novembro Azul é a campanha que conscientiza sobre a prevenção e o tratamento do câncer de próstata. Neste mês, a sociedade relembra a importância da saúde do homem, quebrando tabus e ultrapassando preconceitos. Em alusão à campanha, a empresa Aço Cearense realizou, no dia 20 de novembro, uma palestra para seus colaboradores sobre o câncer de próstata e como pode ser prevenido.
A palestra foi realizada pelo técnico de enfermagem do Hapvida, Caio Pontes, que abordou temas como o exame de próstata, os sintomas da doença, o tratamento e as formas de autocuidado com a saúde masculina. Para quem participou, foi uma forma de se informar e prestar mais atenção no próprio corpo, como explica o colaborador Vandi César de Lima. ““Palestras como essa tiram a gente da acomodação. Infelizmente, muitas vezes, só lembramos da saúde quando já estamos doentes. Em muitos casos esquecemos de nós mesmos e essa palestra fez acender o farol de alerta”, disse o colaborador.
Sobre o câncer de próstata:
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto por medo, preconceito ou desconhecimento. As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos.
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou a partir dos 50 anos sem estes fatores devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.