Padre Pedro Rubens, Profa. Albanisa Gomes, Francimayre Freire e Prof. Manoel Messias
A qualidade acadêmica de quatro instituições comunitárias reunidas numa parceria inédita no Ceará inaugura em Fortaleza o novo Polo Universitário Santo Inácio. A iniciativa reúne a UNICATÓLICA – Centro Universitário Católica de Quixadá; a Universidade Católica de Pernambuco; o Colégio Santo Inácio de Fortaleza e o movimento de educação popular Fé e Alegria.
O Polo Santo Inácio já chega oferecendo uma grande oportunidade para quem procura se especializar nas áreas jurídica ou de educação. Estão sendo oferecidas duas pós-graduações.
Direito Administrativo: tendências atuais busca capacitar profissionais que atuam nos setores público e privado com os direitos tributário, financeiro, econômico, empresarial e ambiental. Já a especialização em Gestão de Aprendizagem visa desenvolver metodologias criativas e inovadoras com o objetivo de conhecer as bases do funcionamento neurológico humano, auxiliando na compreensão do processo de aprendizado e suas relações.
O Reitor da UNICAP, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens, explica que o Polo é um ponto de encontro que vai reunir o melhor das instituições envolvidas na parceria, podendo oferecer dupla titulação nas especializações e outras modalidades de cursos. Padre Pedro é cearense, de Vazantes, e é o primeiro brasileiro a se tornar presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC).
“Diante de um mundo de concorrência entre instituições, apostamos na parceria… diante do tempo de crises, apostamos na qualificação profissional e no investimento nas pessoas. Esta parceria nasce da natureza comum entre essas instituições, bem como do compromisso com a qualidade, com a formação integral e humanística, com a responsabilidade social”, disse Padre Pedro que também é presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC).
O Reitor da UNICATÓLICA, Prof. Manoel Messias de Sousa, assegura que o Polo de Pós-graduação objeto da parceria entre as instituições será uma nova fase na consolidação de um amplo projeto de colaboração e ação compartilhada no âmbito da formação profissional no Ceará.
Já a Diretora do Colégio Santo Inácio, Albanisa Gomes, destaca que o compromisso com a formação de excelência, fundamentada por valores e competências que diferenciam o profissional no seu espaço de atuação é o elemento mais importante que une as três instituições de renome em um projeto inovador. “Currículo que atende os desafios da contemporaneidade oportunizará aos profissionais o desenvolvimento de habilidades exigidas para uma atuação de sucesso. Não tenho dúvidas que nasce, no seio de Fortaleza, a oportunidade de ser e fazer diferente”, frisou.
As inscrições para as especializações oferecidas pelo novo Polo Universitário Santo Inácio poderão ser feitas a partir de julho no site www.polosantoinacio.edu.br. O polo vai funcionar na sede do Colégio Santo Inácio, que fica na Avenida Desembargador Moreira, Nº 2355, no bairro de Aldeota. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3066-3000.
Sobre as instituições que formam o Polo Universitário Santo Inácio
Unicap – A Universidade Católica de Pernambuco é a primeira universidade católica do Norte e
Nordeste e única jesuíta na região. A Unicap celebrará em 2018, 75 anos de fundação e agora entra em um movimento de expansão diferenciada.
UNICATÓLICA – A UNICATÓLICA é único Centro Universitário do Sertão Central do Ceará,
localizada em Quixadá, a instituição conta com cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão Universitária. Sua história e o compromisso com a educação de qualidade da Igreja Católica na região vem sendo reconhecida pela sua excelência, mediante educação superior humanista, inovadora e sustentável, contribuindo para a transformação social do Estado do Ceará.
Colégio Santo Inácio – Iniciou suas atividades no ano de 1955, na sacristia da Igreja de Cristo Rei. O reconhecimento pelos serviços educacionais prestados fez a procura aumentar até que a sede teve a pedra fundamental lançada em 1960, ano oficial da fundação do colégio. Em 1963, foi transferido para a Av. Desembargador Moreira, no bairro de Aldeota, onde funcionará o Polo
Universitário Santo Inácio.
Fé e Alegria – Entidade sem fins lucrativos da sociedade civil, o Movimento de Educação Popular Integral e Internacional Fé e Alegria iniciou suas atividades em 1955, em Caracas, Venezuela, se espalhando por 21 países da América Latina, Europa e África. Chegou ao Brasil em 1981 e desembarcou no Ceará em 2005, no distrito de Vazantes. O Fé e Alegria acredita que a educação é o caminho para dar oportunidades aos mais pobres e garantir seus direitos, alimentando a prática educativa como ferramenta de transformação social.
- postado por Oswaldo Scaliotti