Faltando poucos dias para a Páscoa, já começou a corrida pela compra dos tradicionais ovos de chocolate. Com tanta variedade disponível no mercado, é difícil controlar o consumo e não sair da dieta. Apesar de serem deliciosos e de pesquisas comprovarem que trazem benefícios, o consumo excessivo de chocolates pode estragar os planos de quem está brigando com a balança para manter o peso, é o que alerta a professora de Nutrição do Centro Universitário Estácio do Ceará, Rafaella Sampaio.
A nutricionista ressalta que, além da grande quantidade de gordura presente em alguns tipos de chocolate, o grande vilão da dieta é o excesso de açúcar contido nesses produtos. Ela diz que o melhor tipo de chocolate é o amargo, que tem maior quantidade de cacau e menor índice de açúcar. “Quanto mais cacau, maiores os benefícios, pois terá menos gordura e mais antioxidantes e flavonoides. Os chocolates melhoram o fluxo arterial trazendo benefícios para a saúde cardiovascular, uma vez que ajuda a diminuir os níveis de LDL”, explica.
Rafaella Sampaio explica que os chocolates possuem uma substância chamada flavonoide, que promove o bom funcionamento dos vasos sanguíneos e é encontrada em quantidade maior naqueles com índice de cacau acima de 60%. Entre os benefícios do chocolate, diz ela, é fornecer a sensação de bem estar, pois ajuda na liberação do hormônio serotonina.
De acordo com a nutricionista, é melhor evitar o consumo dos chocolates brancos e ao leite, porque têm maior quantidade de gordura. Mas, se esse for o seu preferido, a dica é consumir em pouca quantidade. O recomendado é que o consumo diário não ultrapasse 25 gramas, o que equivale a uma barra pequena ou dois bombons.
Para quem não quer perder a forma, a nutricionista destaca que o ideal é ingerir o chocolate depois das refeições, considerando que a pessoa com fome a tendência é ingerir em maior quantidade.
Para quem ignorou as orientações e se excedeu no consumo de chocolate, a dica da nutricionista é compensar após o feriado, com prática de atividade física e alimentação saudável e balanceada.
As diferenças entre os tipos de chocolate:
- Chocolate branco – não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.
- Chocolate ao leite – é o mais comum e tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
- Chocolate meio amargo – é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
- Chocolate negro ou amargo – é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.
Dicas:
· Evite o consumo excessivo de chocolate.
· Divida o chocolate com outras pessoas.
· O chocolate ideal para ser ingerido é o amargo.
· Se for participar da brincadeira de Amigo Doce, peça o ovo de Páscoa menor.
- postado por Oswaldo Scaliotti