Como será a vida de quem não baseia suas atividades nos ponteiros do relógio? Foi a partir desse pensamento que a psicóloga e pesquisadora Dauana Vale, 33, desenvolveu o documentário “O Tempo Inhamuns”, rodado em 2013. O interessante projeto comprova como a rotina imposta pelos padrões sociais e horários depende da realidade e localização do indíviduo.
Este mês, o sonho que estava há muito sendo trabalhado e planejado, se concretiza da forma mais esplêndida possível. A obra, que será lançada em grande estilo na Livraria Cultura, no próximo dia 29, às 19h, para convidados e apreciadores de uma boa leitura, editada pelas Edições Demócrito Rocha, traz com ela a singularidade do sertão: o tempo.
Dauana é formada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é membro do laboratório de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre (Otium). Natural de Tauá, suas pesquisas se direcionaram, desde 2012, à região dos Inhamuns, sertão cearense, onde o curta documentário de aproximadamente 22min foi gravado.
A intenção do projeto é demonstrar que existem diversas maneiras de lidar com as temporalidades cotidianas que não somente aquelas sugeridas pelo modo de viver nos centros urbanos contemporâneos. Esse pensamento permanece forte em cada entrevista que é apresentada, introduzindo personagens com estilo de vida simples e sustento advindo, muitas vezes, de trabalhos manuais e da natureza.
O meio natural, inclusive, mostra-se um elemento importante para a vida na zona rural dos Inhamuns. Caça, pesca e criação de animais são as principais atividades dos moradores da região. Diferente da correria presente às grandes cidades, os entrevistados comprovam a autodeterminação de horários, com o Sol e as paisagens substituindo marcadores de tempo, tais como relógios e calendários. Dessa forma, a impressão é sempre de que o tempo passa depressa e de forma despercebida.
A pesquisa realizada por Dauana Vale serve como análise crítica da heterogeneidade de sociedades, “em um tempo que a uniformidade de existência é pregada pelo atual modelo econômico mundial, eis que encontremos discernimento para não somente reconhecer a diversidade de povos, como principalmente, respeitar e aprender com suas crenças e estilos”, afirma a diretora do projeto que também aponta para “a maneira como lidamos com o tempo está diretamente ligada a nossa cultura, aos nossos hábitos corriqueiros e então, para cada tipo de gente, um tempo, uma história.”
SERVIÇO:
O que: Lançamento do livro “O tempo Inhamuns”
Onde: Livraria Cultura
Quando: 29 de Outubro
Horas: 19h
Entrada Gratuita
- postado por Oswaldo Scaliotti