O encontro faz parte do projeto “Tardes no Observatório”, que visa inaugurar discussões em forma de rodas de conversa com a sociedade civil em geral
O Observatório de Fortaleza dá início ao projeto “Tardes no Observatório”, um evento em formato de rodas de conversa com profissionais convidados a debater temas diversos relacionados às cidades. A ideia é colaborar, de forma estratégica, para que o equipamento que sedia o Observatório se torne referência como local de encontro na difusão do conhecimento produzido voltado para a gestão da Cidade.
O primeiro encontro será hoje, quarta-feira, 21/3, a partir das 15 horas, com o tema “O que querem as mulheres?”. Entre as 10 mulheres convidadas para o evento de inauguração do projeto “Tardes no Observatório”, estão a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra; a vice-governadora do Estado, Izolda Cela; a primeira-dama do Estado, Onélia Santana; a socióloga Glória Diógenes; e a bailarina da Edisca Dora Andrade.
As discussões serão coordenadas pela diretora do Observatório de Fortaleza e pesquisadora, Cláudia Leitão. Segundo ela, o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), ao qual o Observatório está vinculado, tem se consolidado como órgão de inteligência da Prefeitura. Além disso, o Observatório tem atuado como um “hub informacional”, ou seja, um ponto estratégico de uma rede de conhecimento voltado à produção, à difusão e ao acesso à informação sobre políticas públicas.
Lançamento de “O Golpe na perspectiva de Gênero”
Durante o evento, em programação alusiva ao mês da mulher, ocorrerá também o lançamento do livro “O Golpe na perspectiva de Gênero” (Coleção Cult), organizado por Linda Rubim & Fernanda Argolo, editado pela EDUFBA. O lançamento será às 17h30.
O livro apresenta uma lista de artigos, a partir da reflexão de 12 autoras, acerca dos enfrentamentos de gênero que acompanharam a gestão da presidente Dilma Rousseff e os impactos políticos do impeachment para as mulheres do Brasil.
Um dos artigos do livro é de autoria da socióloga Marielle Franco, vereadora do Psol-RJ assassinada na noite da última quarta-feira, 14/3. “Mulher, negra, favelada e parlamentar: resistir é pleonasmo” é um dos últimos trabalhos de Marielle que podem ser conferidos na obra.
Também assinam textos no livro Marcia Tiburi, graduada em Filosofia e Artes, e a professora Cláudia Leitão.
Serviço
Tardes no Observatório – Debate “O que querem as mulheres?”
+ Lançamento do livro “O Golpe na perspectiva de Gênero”
Onde: Observatório de Fortaleza (rua Major Facundo, 584 – Praça do Ferreira – Centro)
Horário: das 15h às 17h