A Oi está ampliando a capacidade de infraestrutura disponível em seu datacenter em São Paulo, um dos cinco que a companhia mantém no Brasil, para atender a alta demanda por serviços de cloud computing (computação em nuvem) no país. O projeto, que começou em junho e será concluído em setembro, vai possibilitar à Oi novas vendas da oferta de IaaS (infraestrutura como serviço) para clientes de grandes corporações e pequenas e médias empresas durante esse ano e 2016. A Oi já investiu mais de R$ 52 milhões de reais no Oi SmartCloud, plataforma de cloud da companhia, desde seu lançamento, em 2012. A companhia vem registrando um forte crescimento na área de dados, TI e cloud, com um aumento de 20% da receita no último ano (1º trimestre de 2015 x 1º trimestre de 2014).
Com a instalação de máquinas virtuais padrão (VMs) adicionais, o projeto quase dobrará a capacidade da infraestrutura atual do datacenter de São Paulo. Com a ampliação, será criado um “braço” da nuvem da Oi no datacenter de SP, que hoje oferece somente serviços de hosting e collocation a clientes corporativos. Atualmente, todos os clientes do Oi SmartCloud estão em um dos datacenters que a companhia mantém em Brasília. O datacenter de São Paulo foi escolhido pela Oi para a ampliação da nuvem por estar geograficamente mais perto das empresas mais importantes do país.
“A Oi vem crescendo a uma taxa superior a duas vezes a do mercado no segmento de TI para empresas e a nuvem é o carro-chefe do nosso negócio. Temos percebido o interesse crescente dos clientes por infraestrutura como serviço, o que justifica esse movimento de ampliação do datacenter da Oi em São Paulo”, comenta Mauricio Vergani, diretor de negócios B2B da Oi.
Com o projeto, além do incremento da receita com serviços de gerenciamento de servidores de clientes, a Oi prevê também o crescimento da venda de serviços de disaster recovery (contingência) para clientes que já têm suas aplicações e sistemas hospedados em servidores físicos, próprios ou alugados. Hoje, cerca de 15% dos clientes corporativos da Oi já usufruem dos serviços de TI da companhia. A consultoria internacional IDC prevê que o mercado mundial de IaaS cresça a uma taxa média de 79% ao ano entre 2015 e 2018.
A oferta de IaaS do Oi SmartCloud acaba de conquistar um importante reconhecimento. Após conclusão de auditoria externa minuciosa, a Cisco concedeu a certificação internacional CMSP (Cloud and Managed Services Program, ou Programa de Serviços Gerenciados e em Nuvem), na categoria Parceiro Master – a mais elevada do programa – ao serviço. Com esta certificação, a Oi reafirma ao mercado que seus serviços têm performance garantida e são altamente seguros, escaláveis e validados. A certificação CMSP da Cisco tem extrema relevância no mercado de TI e telecom por reconhecer a excelência nos processos de uma companhia.
No segmento B2B, a estratégia da Oi é continuar apostando na venda de serviços de dados, datacenter, TI e cloud. Para atender ao mercado B2B, a Oi oferece um portfólio convergente que engloba, além das soluções de TI e cloud, também serviços tradicionais em telecom, como mobilidade, dados e voz fixa. Recentemente a Oi lançou o Smart Office, solução integrada para implementação e gestão de trabalho remoto dos colaboradores. O Oi Smart Office é pioneiro no país e traz soluções de telecom, controle de jornada e produtividade usando a biometria e também aplicações corporativas de TI em nuvem, como Office 365.
Sobre a Oi
A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.
Em março de 2015, a empresa possuía, no Brasil, cerca de 73 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), das quais cerca de 48 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 17 milhões no segmento Residencial e 8 milhões no segmento B2B (grandes corporações e PMEs). Atualmente, a Oi ainda conta com mais de 1 milhão de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.
A companhia integra pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Indices, na categoria Mercados Emergentes.
A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.
* postado por Oswaldo Scaliotti