× Companhia firma contrato com a AMAGGI, empresa brasileira do Agronegócio com sede em Cuiabá;
× Através da conectividade e equipamentos acoplados em tratores, empresa consegue automatizar processos de plantação, cultivo e colheita de soja com foco no aumento da produtividade;
× Mercado de agrobusiness passa a ser estratégico para a companhia que possui portfolio integrado e completo de soluções digitais para o campo
A Oi passa a atuar no mercado agrobusiness levando solução de banda larga e de IoT (Internet of Things) para a AMAGGI, uma das empresas líderes do Agronegócio na América Latina, com atuação em sete países através da produção e comercialização agrícola, em logística e energia. Com projeto piloto já em atividade em uma das fazendas da companhia localizada na cidade de Sapezal, no estado de Mato Grosso, a AMAGGI traz inteligência para o seu negócio com a obtenção de informações em tempo real via solução de IoT, conectando o maquinário presente na sua lavoura à rede da Oi para melhoria de processos e aumento da qualidade na operação. Como benefícios, a AMAGGI adquire melhor gestão dos ativos espalhados em campo e a possibilidade de criar uma rede integrada de sensores e dispositivos remotos. Em fevereiro deste ano, ambas as empresas celebraram contrato, sendo a Oi responsável por fornecer e gerenciar a conectividade e os dispositivos encarregados de transmitir os dados do campo à sede da fazenda. Com isso, a Oi passa a atuar de forma estratégica no setor de Agronegócio ao fornecer soluções digitais com foco no aumento da produtividade no campo.
Com direito ao uso exclusivo da frequência 450 MHz nos estados de MT, MS, GO, DF e RS, faixa de fundamental importância para a integração da área rural brasileira ao universo do IoT visto sua melhor performance para transmissão de dados, a Oi leva conectividade à fazenda Tucunaré, da AMAGGI, uma propriedade de 87,6 mil hectares, localizada a cerca de 500 km de Cuiabá, garantindo a cobertura de 70 quilômetros de diâmetro na área de plantio. As soluções da Oi possibilitam o acesso e o envio de informações online, remotamente, para os implementos agrícolas plugados à rede, permitindo o monitoramento do comportamento e produção da plantação e colheita de soja, milho e algodão. A atuação mais ágil e proativa na prevenção de falhas e sobreposições das operações, evitando desperdícios dos recursos, o combate de pragas, a correção da acidez do solo e a manutenção de maquinários são alguns dos fatores que passam a ter visibilidade através das tecnologias implantadas pela Oi. Ao longo das safras, com uso de software para a análise de dados, a AMAGGI contará com uma massa crítica de informações para as tomadas de decisão.
“A frequência de 450 MHz nos proporciona um alcance maior, uma cobertura com raio de 70 km que, para nós, é essencial. Vai nos permitir atuar online sobre os equipamentos, visando melhorar nossa performance operacional, evitando principalmente sobreposições e falhas de operações. O que a gente está procurando com a IoT é usar ao máximo os recursos, economizar combustíveis, água e insumos, a fim de minorar o impacto da nossa operação no meio ambiente, pensando sempre na sustentabilidade em médio e longo prazo. Por isso, para nós, é tão importante a conectividade”, explica o diretor da AMAGGI Agro, Pedro Valente.
“Nosso projeto com a AMAGGI visa, sobretudo, garantir assertividade e agilidade para as tomadas de decisão que impactam no dia a dia da empresa. Obter dados somente ao fim de uma colheita já não é mais uma realidade sustentável para o setor agrícola. Sabemos que a agricultura de precisão no conceito de indústria 4.0 requer conectividade e levar a nossa solução para uma empresa responsável por uma das performances agrícolas mais expressivas do país mostra que a Oi está pronta para atuar na vanguarda da vertical do agronegócio, como provedora de soluções de TICs em um dos principais pilares da economia do nosso país”, ressalta Adriana Viali, diretora do Corporativo da Oi.
A Oi é provedora de soluções digitais integradas de TI e Telecom para o mercado corporativo. A companhia atende a 5 mil grupos entre empresas públicas e privadas, distribuídas pelo país, com soluções de Segurança, IoT, Big Data, Cloud e Data Center e Serviços Gerenciados, e serviços de dados e mobilidade.