Adriana Viali, head da Oi Soluções
A Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, vem promovendo uma série de eventos online para clientes, com a participação da IDC, fornecedora de inteligência de mercado e consultoria para o setor de TIC. Os primeiros encontros tiveram como tema principal o papel dos serviços gerenciados de TI na infraestrutura, segurança e governança do mercado corporativo nos cenários pré e pós pandemia do covid-19, que contou com uma apresentação da IDC elaborada com base nas interações da consultoria com clientes finais e ecossistema de tecnologia. As expectativas da IDC indicam que o impacto dos serviços gerenciados de TI nos negócios, antes da pandemia estipulado em 3,6%, se manterá no mesmo percentual após a contenção da covid-19, com uma projeção otimista de crescimento para 7,5% – ponto visto como positivo pelos especialistas diante do cenário global de retração da economia.
Dadas as diferentes fases e desafios que surgem como resultado da covid-19, e os objetivos das empresas ao adotar serviços gerenciados de TI, a IDC vem promovendo pesquisas contínuas desde o início da pandemia. Dados recentes dessas pesquisas realizadas no Brasil com 52 empresas de médio e grande porte revelaram que 62,8% dos entrevistados atuam em organizações que estão concentrando as suas ações para empregar um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável, enquanto 52,4% indicam que conectar organizações e indivíduos perfeitamente, independentemente da localização, situação ou contexto, é a prioridade das companhias em que colaboram. O estudo da Oi Soluções com a IDC aponta ainda que para 66% dos profissionais de TI, tanto a ativação digital dos modelos operacionais em busca de automação e soluções sem contato quanto o home office adicionado ou expandido como política de recursos humanos serão transformações que ocorrerão definitivamente, tendo a tecnologia um papel central nessas áreas.
Nesse contexto, pesquisas globais da IDC indicam que a atuação da área de TI requer uma estratégia que enderece a continuidade e a resiliência, sendo a adaptabilidade, 26%, e a segurança e conformidade, 25%, os itens e percentuais que se destacam entre as preocupações dos entrevistados em relação ao suporte que a TI presta aos negócios das organizações. Pesquisas realizadas pela IDC no Brasil em 2019 indicaram que 40% das empresas brasileiras elegeram a redução da complexidade do gerenciamento de rede como principal fator na adoção da tecnologia SD WAN, e que para 77% a confiança na companhia prestadora é o inibidor na contratação de serviços gerenciados de redes. Ademais, os temas fundamentais da agenda do Chief Information Officer (CIO) – redes, segurança e cloud – são considerados como prioridades que demandam serviços gerenciados, sendo segurança, com 59,7%, como fator preponderante na TI do Brasil.
“A apresentação da IDC foi rica para um entendimento mais amplo do papel dos serviços gerenciados na infraestrutura, segurança e governança do mercado corporativo. Vemos uma perspectiva positiva que 24% das organizações já se encontram em estágio de recuperação, com foco em inovação, na jornada de restabelecimento dos negócios”, diz Adriana Viali, head da Oi Soluções. E complementa: “Essa radiografia pré e pós pandemia mostra como cada vez mais o foco da TI está no business e como a figura do CIO se torna a cada dia mais relevante para atender as necessidades de infraestrutura e aplicações para aceleração da transformação digital. Nesse sentido, temos um amplo portfólio, sendo a própria Oi o nosso grande laboratório de testes, para entregar soluções robustas que endereçam as demandas atuais das empresas”.
A Oi Soluções oferece para o mercado o Gestão Digital 360°, a sua solução de gerenciamento integrado composta por 4 módulos de gestão: Conectividade, Segurança, TI e Negócios. Por meio de um portal único, o Gestão Digital 360° gerencia todos os serviços e produtos de TICs do cliente, através de equipes multidisciplinares, garantindo deste modo maior eficiência operacional. A solução atua com ativos fornecidos pela própria Oi ou por outros provedores do mercado, de forma agnóstica, para garantir a maior disponibilidade dos serviços e proporcionar a melhor experiência para os usuários. O Gestão Digital 360° consiste de 3 camadas modulares de serviço: infraestrutura, portal de gerência integrada e serviços profissionais de mão de obra especializada.
A Oi Soluções, provedora e integradora de soluções digitais para o mercado corporativo, tem portfólio completo e integrado de Segurança, IoT, Big Data & Analytics, Cloud & Data Center e Serviços Gerenciados, além da conectividade de dados e voz. O Gestão Digital 360 integra a família de Serviços Gerenciados. Com presença nacional e atuação de forma regionalizada para atender as demandas específicas de cada mercado, a Oi Soluções está presente nas maiores empresas públicas e privadas do país. São mais de 1.500 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 57 mil empresas dos mais variados setores.