A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) realiza, dia 14 de julho, ás 10h30, mais uma apresentação no Cineteatro São Luiz, como parte de um projeto de residência artística durante todo ano de 2019. Uma das características do grupo, que reúne instrumentistas profissionais de vários estados do país, é montar apresentações onde a música erudita se integra a um repertório popular. Para trazer estilos musicais como samba, chorinho e baião, a orquestra receberá como solista convidado o flautista cearense Marcelo Leite.
O público irá apreciar composições de músicos eruditos como Corelli e Mozart. Na segunda parte do concerto entram em cena compositores consagrados da música brasileira, como Pixinguinha, Noel Rosa e o violinista cearense Carlinhos Crisóstomo. Este é o quinto concerto oficial da Orquestra Contemporânea Brasileira no palco principal do Cineteatro São Luiz. As apresentações têm se destacado pela presença significativa do público.
Marcelo Leite é bacharel em Música pela Universidade Estadual do Ceará. Iniciou seus estudos na Banda do Colégio Piamarta, tendo realizado apresentações em países como Itália, Alemanha, Áustria e Portugal. No ano de 2000 se apresentou juntamente com a Banda do Piamarta no Vaticano, em cerimônia presidida pelo Papa João Paulo ll. Professor de flauta e teoria musical, em 2009 lançou o CD “Marcelo Leite & Carlinhos Crisóstomo tocam Noel Rosa”.
Ainda neste mês de julho, a Orquestra Contemporânea Brasileira mantém a parceria com o flautista Marcelo Leite e com o acordeonista Rodolf Forte, convidado do concerto anterior, em apresentação gratuita na abertura do Festival de Música da Ibiapaba. A participação no evento, que comemora 15 anos de existência, será dia 20 de julho, às 20 horas, no município de Viçosa do Ceará.
A Orquestra
Fruto de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra Contemporânea Brasileira tem se destacado também pela contribuição com a formação de novos profissionais, através de três núcleos de formação musical em Fortaleza, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. A Empresa de Energia Elétrica (EDP) é a patrocinadora oficial da orquestra, apoiando especialmente o projeto de São Gonçalo, onde são atendidas cerca de 160 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Ceará.
O maestro Arley França, diretor artístico da Orquestra, é doutor em Educação, mestre e licenciado em Música, além de fundador da Orquestra de Sopros de Pindoretama. Criou mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará e dirigiu concertos na Alemanha e Noruega. Orientou-se em regência em cursos realizados na Inglaterra, Itália e Estados Unidos e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins.
Cineteatro São Luiz
Sala com maior média de espectadores por sessão de cinema no Brasil, o Cineteatro São Luiz, em seu primeiro ciclo de gestão desde sua reabertura pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (maio de 2015 a dezembro de 2018) recebeu 602.437 espectadores em 2.667 atividades, chegando a média diária de 450 espectadores.
Serviço:
Concerto da Orquestra Contemporânea Brasileira
Local: Cineteatro São Luiz
Data: 14 de julho
Horário: 10h30
Valor do ingresso: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia) – sem limite de meia entrada
Realização: Sinfonia BR e AAMARTE
Apoio: Cineteatro São Luiz, IFCE, Holy Cow Criações, Instituto EDP, Ministério da Cidadania
Patrocínio: EDP