O projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, realiza sua primeira ação com o “Organização de Acervos Documentais e Recuperação da Informação”. O curso acontece nos dias 1, 2 e 3 de março (de quinta-feira a sábado), das 08h às 16h, no Campus da UECE de Pacoti que acolhe a sede física do Ecomuseu de Pacoti, localizado na respectiva cidade serrana, distante 100 km de Fortaleza. A inscrição é gratuita. As aulas serão ministradas pela arquivista Rita de Cássia São Paio de Azeredo Esteves, arquivista e fundadora da Associação de Arquivistas do Estado do Ceará –Arquive-CE.
Nesta etapa formativa contará, ainda, com a realização do “Arquivologia em Ação”, promovido pela ARQUIVE – CE, evento de discussão sobre a temática “Arquivos da Memória e Difusão Cultural”, com a presença do Prof. Márcio Porto, diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará – APEC.
Idealizado e orientado pelos educadores Levi Jucá, historiador, e Maraline Rocha, pedagoga, a proposta inovadora propõe aos jovens, não apenas a posição de investigadores, mas de agentes de transformação social por meio de ações de preservação cultural e ambiental. São muitos os desdobramentos do projeto inicial, incluindo, além da montagem de exposições e diário de campo virtual nas redes sociais, alguns mapeamentos de trilhas ecológicas nas matas serranas e trilhas da memória nas ruas da cidade.
Desde 2017, uma nova ação tomou corpo: a organização do material bibliográfico e documental que vem sendo acumulado a partir de doações e aquisições do coletivo. Trata-se do Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, que consiste na triagem e catalogação de arquivos de valor histórico e cultural referentes à Região do Maciço de Baturité, que compõem o acervo do Ecomuseu de Pacoti. O projeto conta com o apoio da ESMALTEC, através do IX Edital Mecenas do Ceará, do Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura do Estado do Ceará- SECULT.
Tal material será preservado e franqueado ao público, resguardando, em definitivo, fatos sobre a história, costumes, arte e cultura da Região do Maciço de Baturité, convertendo-se em inestimável fonte de pesquisa. Além da possibilidade de acesso ao referido material de forma digital, através da criação de um website, o conteúdo do acervo do Ecomuseu será também disponibilizado de forma física, permitindo, assim, o acesso fácil e direto a estudantes, professores, pesquisadores e ao público em geral, possibilitando a população a conhecer sua própria história.
Dentre as principais etapas da ação, destacam-se a formação técnica na área de arquivos, conservação e digitalização de documentos em geral (manuscritos, impressos, fotografias, etc.). Assim, a intenção é permanecer em busca da meta de fomentar a pesquisa e a educação patrimonial, efetivando a cidade e o meio natural também como lugares de aprendizagem na construção da identidade pessoal e social, a partir do papel do indivíduo como sujeito da História produtor e multiplicador de conhecimento, valorizando os bens patrimoniais culturais e naturais como fonte de conhecimento para o desenvolvimento de ações de preservação.
O projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, contemplado no IX Edital Mecenas do Ceará. Apoio: TV Diário e Impacto. Parceria: Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel – Pacoti – CE, Universidade Estadual do Ceará – UECE. Realização: Ecomuseu de Pacoti, Letra Viva Cultura Inteligente e Flexos Artes. Agradecimento: Esmaltec. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará / Secretaria da Cultura do Estado do Ceará– SECULT.
Serviço
Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”
Ação 01: Curso “Organização de Acervos Documentais e Recuperação da
Informação”
Local: Campus da UECE de Pacoti
Endereço: Rua Divino Salvador, 225 – Centro – Pacoti – CE
Datas: dias 1, 2 e 3 de março de 2018 (de quinta-feira a sábado)
Horário: das 8h às 16h
Carga Horária: 20 horas, inscrição gratuita
Informações: (85) 98725.4437 / levijuca@gmail.com
- postado por Oswaldo Scaliotti