O projeto valoriza a conexão do cliente por meio de uma melhor experiência de compras e chega à Fortaleza
Um novo conceito de lojas Pão de Açúcar chega à Fortaleza no dia 06 de setembro. Aplicado inicialmente em lojas em São Paulo, a marca traz este novo conceito para a unidade na Aldeota, na Av. Santos Dumont, 1169. Após um período de reformas de adequação, revisão de layout e mix de produtos, o novo modelo está totalmente voltado à experiência e reflete uma maior aposta no fortalecimento do vínculo emocional com seus clientes.
Desde o ano passado, o Pão de Açúcar vem aderindo a uma série de iniciativas por meio de inovações digitais, como o programa Meu Desconto (que oferece descontos personalizados) e o Caixa Express (que permite agendar o horário de atendimento no caixa do supermercado), ambas as funcionalidades do aplicativo do programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais. Complementando essas frentes de inovação, a rede aposta em um formato de loja mais moderno, com layout completamente revitalizado, alinhado a algumas das principais tendências internacionais do varejo alimentar.
A primeira loja com esse conceito foi inaugurada na Rua Oscar Freire, em São Paulo/SP, em dezembro de 2017. E em linha com este modelo de sucesso, as demais unidades apresentam grandes mudanças, que podem ser observadas logo na entrada, onde estão reunidos todos os alimentos fresh, como perecíveis, frutas, verduras e legumes.
Há, ainda, uma área exclusiva com todo o portfólio de saudáveis, valorizando a experiência do consumidor que já busca esses itens no mesmo local. “A escolha do mobiliário e a exposição dos produtos foram repensados para valorizar o frescor, a qualidade da seleção e a variedade única do Pão de Açúcar. A partir desta seção, é possível ter uma visão geral da loja, facilitando a busca pelos produtos em benefício do cliente”, explica Marcelo Bazzali, Diretor Executivo do Pão de Açúcar. A loja compõem ainda a seção de produtos frescos e diversos itens de mercearia que trazem diferenciação ao sortimento do Pão de Açúcar e são valorizados pelos clientes, como azeites importados, massas, molhos e temperos.
Amparado pelo seu histórico em ações de bem-estar e sustentabilidade, a seção fresh reúne os módulos de produtos saudáveis (como sem glúten, sem lactose e orgânicos), além da venda a granel (que inclui, além de sementes, frutas secas e cereais, a venda de água de coco fresca e suco de laranja natural), que gera menos desperdício de embalagens. Para facilitar o percurso de compras e consequentemente a experiência de compras, as gôndolas apontam para a seção de frescos, permitindo uma visualização completa das categorias de mercearia. Na ponta de cada uma delas, encontra-se uma seleção das ofertas imperdíveis de cada seção.
A partir da entrada da loja, ainda, o cliente tem a visão de toda a área de serviços, que começa pelo Espaço Café, seguido por Padaria, Frios, Confeitaria Gelada, Carnes e Peixaria. Em cada uma delas, uma equipe de atendentes treinados se dedica a auxiliar os clientes em suas escolhas e na produção dos produtos comercializados. A Padaria, por exemplo, passou por uma revisão de produtos, valorizando muito mais a exposição dos itens – que são fresquinhos e contam com fornadas diárias.
Outra novidade, atendendo aos pedidos dos clientes, é a criação do espaço Pet Parking, desenhado para garantir a segurança dos pets durante o momento de compra. Com um sistema eletrônico de travamento, o usuário insere uma senha pessoal, trazendo tranquilidade e confiança.
Atento a uma tendência mundial de alimentação fora de casa – segundo dados do IBGE, o brasileiro gasta cerca de 25% de sua renda com alimentação fora do lar -, o Pão de Açúcar traz diversos serviços para atender ao público que busca uma refeição rápida e saudável, como a Rotisserie e o Espaço Sushi. Os pratos podem ser consumidos nas próprias lojas ou levados para casa.
“A definição do novo conceito de lojas Pão de Açúcar envolveu um grupo multidisciplinar, representado por diversas áreas, modernizando não apenas a estrutura física, mas toda a forma de operar e atender, incluindo ainda adequação de serviços, variedade de produtos, distribuição das categorias e até o caminho que o cliente percorre nas lojas, simplificando e tornando mais prazerosa e prática a ida ao supermercado”, destaca João Francisco Mariano, Gerente de Conceito e Identidade.
Para chegar ao novo conceito, foram realizados diversos focus groups com clientes que avaliaram a geração anterior de lojas do Pão de Açúcar, apontaram sugestões de melhorias e avaliaram o layout da nova geração. “A rejeição ao novo modelo foi nula, o que nos deu certeza do caminho que estávamos tomando e da certeza de que as mudanças beneficiariam nossa operação e a experiência dos clientes em loja”, observa Bazzali.
Atualmente, existem 11 unidades reformadas para a nova geração de lojas Pão de Açúcar em São Paulo, que inaugura também este mês outras seis. As necessidades individuais de cada loja e os pedidos dos clientes foram decisivos para definição do novo conceito.