A prática duas vezes por semana, no mínimo, tem sido a rotina para quase 200 corredores que se preparam para começar o Dia dos Pais de forma diferente: correndo.
Próximo domingo é Dia dos Pais, mas para alguns, o dia também será de acumular mais quilômetros na prática da corrida de rua. É que acontece a Corrida das Estações, tradicional competição promovida pelo Grupo Pão de Açúcar. Em Fortaleza, Salvador e Recife, o evento conta com patrocínio do Hapvida Saúde.
Nas três cidades a operadora também comanda o programa de assessoria de corrida gratuita, o +1K. Além delas, Maceió também já está com as atividades a pleno vapor. Ao todo, são mais de cinco mil pessoas treinando em todo o Nordeste, posicionando o programa como o maior programa de corrida e caminhada gratuita do país.
Em Fortaleza, são 1.800 pessoas que participam dos treinos, duas vezes na semana, pela manhã ou à noite. E para o próximo domingo, quase 200 participantes aceitaram o desafio de enfrentar um dos dois percursos da corrida: 5 ou 10km.
Para enfrentar o percurso, Mardson Lins, treinador do Hapvida +1K, lembra que é preciso cuidado e atenção com o corpo. “Para quem vai participar dos 10km, por exemplo, é muito importante se programar já no dia anterior à prova para fazer uma alimentação rica em carboidratos para armazenamento de energia que será solicitada durante a prova, além de caprichar bastante na ingestão de líquidos para a manutenção do seu bem estar físico e prevenção de cãibras ao longo da prova”, afirma.
Quanto à hidratação durante a prova, o treinador reforça que é de extrema importância. “É preciso se hidratar pelo menos duas vezes durante o percurso de 10km”, diz Mardson.
Vale também ressaltar a importância de procurar usar roupas leves, de fácil transpiração para melhor sensação física e manutenção da temperatura corpórea, não importando o percurso que seja feito. E atenção para a postura corporal, pisada correta no solo e equilíbrio coordenado dos braços diante todo o trajeto. “Todas essas dicas vão ajudar muito no desempenho dos corredores ao longo da prova”, encerra o treinador do Hapvida +1K.