Pedro Matos (PL), vereador, utilizou seu tempo disponível para explicações pessoais na Câmara Municipal de Fortaleza nesta quinta-feira, 17, para cobrar providências do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), para solucionar os problemas relacionados à má gestão da Arena Castelão. A situação do gramado do estádio fez com que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) cogitasse a possibilidade de vetar a utilização do equipamento pelo time do Fortaleza nas quartas de final da Copa Sul-Americana, no dia 31 de agosto. Providências emergenciais por parte do governo do Estado devem ser adotadas para evitar tal medida.
“A Conmebol está se sentindo ofendida com a precariedade do gramado do Castelão porque não pode realizar jogos nestas condições em suas competições. Uma vistoria será realizada nesta sexta-feira, onde será feita uma análise com objetivo de verificar se a Arena terá condições de recepcionar outros duelos, ou seja, um dos nossos clubes pode ficar impedido de jogar uma partida histórica no Castelão por conta da má gestão, isso sem falar dos problemas do telão e dos dispositivos móveis’’, frisou o vereador.
Pedro Matos comparou os investimentos efetuados pelo governo do Estado e a prefeitura de Fortaleza, responsável pela gestão do estádio Presidente Vargas (PV), outra praça desportiva sediada na capital. “A reforma do estádio Presidente Vargas foi mais barata no comparativo com o investimento para recuperação do gramado do Castelão. E somente neste ano, o PV recebeu mais partidas que a Arena, e o campo está suportando o quantitativo de jogos”, declara. Em 2023, o estádio Presidente Vargas sediou 60 partidas envolvendo equipes profissionais, enquanto a Arena Castelão teve 35 partidas.
Matos recordou a agenda de Elmano de Freitas fora do Estado nos últimos 7 dias, sendo a última delas a participação na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o MST na Câmara dos Deputados na última terça-feira (15). O vereador pediu que o petista fosse menos à Brasília e ficasse mais tempo no Ceará a fim de resolver essa problemática da Arena em conjunto com a Secretaria de Esportes do Ceará e a Superintendência de Obras Públicas (SOP).
“Governador, deixe de ir a Brasília e dê uma olhada para o Castelão. Sei que com sua força de vontade, você consegue resolver essa situação. Assuma o comando do Estado para que nós tenhamos de fato uma Arena que tenha condições de receber jogos de competições organizadas pela Conmebol, pela FIFA, podendo suportar a quantidade de jogos do Ceará e do Fortaleza, bem como de outras equipes cearenses que tenham interesse de utilizar o equipamento desportivo e que tanto dão orgulho para o nosso Estado”, comentou o vereador.