A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, inicia um projeto piloto de cultivo de cacau em meio à cultura do coco-verde em sua fazenda própria em Petrolina (PE), que abastece a produção de água de coco da sua marca KERO COCO®, líder em vendas segundo a Nielsen. O consórcio coco-cacau integra a estratégia ESG da companhia, nomeada como PepsiCo Positive (pep+), transformação de ponta a ponta do negócio e que gera crescimento e valor ao mesmo tempo em que inspira mudanças positivas para o planeta e para as pessoas. O projeto prevê a plantação em 30 hectares da fazenda da PepsiCo e outros 20 hectares em áreas de agricultores locais parceiros.
“Com a iniciativa, deixamos de ter a monocultura em nossa fazenda de demonstração de plantação de coco-verde em Petrolina e passamos a ter um plantio diversificado de modo experimental. O cultivo de cacau exige um sombreamento que os coqueiros já oferecem, então o consórcio dessas duas culturas nos possibilita ganhos em sustentabilidade; com a otimização do uso da terra, da água e dos insumos agrícolas melhorando a vida e estrutura do solo”, explica Ricardo Galvão, Diretor de Agronegócio da PepsiCo Brasil.
Outro aspecto fundamental do projeto é a geração de um incremento na renda a longo prazo para produtores(as) locais parceiros(as), ajudando a fomentar a economia no Nordeste, região que é estratégica para a PepsiCo. “Nossos(as) produtores(as) parceiros(as) são agricultores(as) familiares e em sua maioria, de pequeno porte. Então, o consórcio de cacau junto ao cultivo do coco-verde irá ampliar a rentabilidade para essas famílias em uma mesma área produtiva”, complementa Galvão.
Conhecimento e novas tecnologias
Na fazenda de demonstração da PepsiCo (também chamada de “Demo Farm”) em Petrolina são realizados experimentos que ajudam a manter a evolução constante de novas tecnologias, boas práticas agrícolas de preservação, regeneração do solo e do meio ambiente, entre outras técnicas que posteriormente podem ser aproveitadas e replicadas pelos mais de 90 produtores(as) de coco-verde parceiros(as) da companhia no Nordeste.
Implementado em 40 países, o Programa de Agricultura Sustentável (SFP) da PepsiCo disponibiliza treinamento e recursos no campo da agronomia, fertilização e uso de água eficientes, técnicas de proteção de plantas e direitos trabalhistas para mais de 40 mil agricultores(as) ao redor do mundo. Iniciado em 2015 no Brasil, o processo de verificação do programa já atestou que 100% do volume de batatas e quase 90% do coco usados no portfólio são provenientes de agricultura sustentável.
PepsiCo no Nordeste
Na cultura do coco-verde, a companhia mantém o programa Agro Coco desde 2009, e conta com produtores(as) nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. O programa impacta cerca de 4 mil famílias e envolve assistência técnica, adiantamento da compra da produção, além de treinamentos, dias de campo, financiamentos e transferência de tecnologia. Hoje, a PepsiCo adquire cerca 100 milhões de unidades do fruto, o que representa 33 milhões de litros de água de coco ao ano.
Lauremício Gomes, produtor de coco-verde em Petrolina, é parceiro da PepsiCo há dois anos e já participou de diferentes qualificações. “A parceria com a PepsiCo é de grande importância, pois garante a comercialização dos frutos colhidos, sem perdas, e a geração de renda mensalmente. Além disso, a empresa oferece desde treinamentos sobre gestão do negócio e técnicas fundamentais para o plantio a acompanhamentos da plantação. Estou animado com a iniciativa do consórcio de coco com cacau e irei aguardar pelos primeiros resultados para avaliar a implantação na minha propriedade também”, conta o agricultor.
Agricultura Positiva
O projeto piloto do consórcio de coco-cacau faz parte do pilar Agricultura Positiva da PepsiCo que busca gerar mais impactos positivos para o meio ambiente e ajudar a regenerar o planeta. Em um esforço global alinhado ao PepsiCo Positive (pep+), a empresa atua para difundir práticas agrícolas regenerativas com o objetivo de restaurar o solo. Para os próximos anos, estipulou como meta implantá-las em 2,8 milhões de hectares (até 2030) – área equivalente a quase 100% da terra usada em todo o mundo para cultivar e fornecer insumos para a empresa. Para o mesmo período, a PepsiCo pretende tornar 100% de suas matérias-primas de origem sustentável. Para isso, a empresa também está expandindo as áreas de suas fazendas de demonstração para o dobro de hectares até 2030.
KERO COCO®: água de Coco 100% brasileira
A água de coco KERO COCO® foi lançada em 1995 e adquirida pela PepsiCo Brasil em 2009. O produto é composto com coco 100% de matéria-prima brasileira e hoje é líder em vendas segundo a Nielsen. KERO COCO® conta com um portfólio completo para todas as ocasiões de consumo em versões de 1L, perfeita para compartilhar com família, e menores, em 200ml e 330ml, ideais para o consumo em qualquer lugar, garantindo uma hidratação de forma prática e saudável.
Para mais informações, acesse: https://www.pepsico.com.br/
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br.