Com a retomada das atividades econômicas em diversas partes do país, principalmente pelo setor da construção civil inserido nas primeiras fases, o segmento madeireiro tende a voltar a crescer e garantir sua retomada nas próximas semanas. Reflexo também de uma pesquisa que revela que os consumidores ainda pretendem comprar móveis em 2020, independentemente dos impactos da covid-19. Dentre os entrevistados, 81% revelam o desejo de ainda comprar móveis este ano, segundo a Promob Software Solutions ao IEMI – Inteligência de Mercado.
A Floraplac, primeira indústria de MDF da região Amazônica, com forte atuação no Ceará, já trabalha com a retomada do crescimento previsto para 2020 e segue com as operações em andamento mesmo diante dos reflexos do desafiador momento de pandemia que vive o país. A expectativa é que as importações sejam ampliadas à medida que os estados consumidores apliquem o plano de retomada das atividades econômicas.
“A Floraplac se manteve estável e equilibrou sua produção durante a pandemia, garantindo o abastecimento dos clientes. Mas já temos projetos concretos de voltar a crescer. Ainda em junho, vamos lançar uma nova coleção de MDFs que atende a todos os anseios do mercado e aproveitamos esse tempo da pandemia para nos preparar ainda mais para expandir nossa participação. No Ceará, planejamos atingir a totalidade do fornecimento de MDF no estado, que estava previsto para 2020, mas com a pandemia, teve seu prazo ampliado até 2021”, destaca Argeu Duarte, diretor comercial da Floraplac.
Sobre a Floraplac
A Floraplac fica situada no município de Paragominas, no Pará, e faz parte do Grupo Concrem, que integra ainda a Concrem Wood e a Expama. Hoje, a empresa emprega cerca de 500 colaboradores diretos, sendo maioria nativa da região de proximidade da fábrica. A Floraplac produz em média 600.000 m³/ano de MDF, mantendo um rígido padrão de qualidade por meio de placas produzidas com fibras de madeiras selecionadas de eucalipto de reflorestamento. A empresa segue ainda capacitando seus colaboradores e, junto a isso, mantém seu pilar de responsabilidade corporativa com programas socioeducativos que já favoreceram cerca de 15 mil crianças, principalmente filhos de funcionários.
Um dos maiores pilares da empresa de MDF, a responsabilidade socioambiental é reconhecida internacionalmente. Todos os produtos do Grupo Concrem são fabricados utilizando matéria-prima reflorestada e a Floraplac é referência no uso de eucalipto como matéria-prima, que garante ainda mais qualidade e durabilidade aos produtos. São mais de 30 milhões de árvores plantadas e um programa de plantio de mais de 3 milhões de árvores por ano que garantem a preservação do meio ambiente e a matéria prima de excelência. A empresa é ainda a única fábrica de MDF do Brasil a ser autossuficiente em energia elétrica.