Pesquisadores Brasileiros e portugueses receberão representantes da imprensa em um café da manhã nesta sexta-feira (23), às 8h30, na Reitoria da UECE, para falar sobre a instalação de polo do Atlantic International Research Centre- AIR Centre no Ceará. O projeto é uma iniciativa do Governo Português, pelo seu Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que aposta em cooperação internacional de vários setores das ciências para promover novos conhecimentos sobre fatores geográficos e climáticos em torno do oceano Atlântico. Na ocasião, os jornalistas poderão conversar com António Sarmento, Presidente da Comissão Executiva e Coordenador da Comissão Instaladora do AIR Centre e Paulo Ferrão, Presidente da Fundação Ciência e Tecnologia de Portugal.
O projeto, consolidado através de acordo entre os governos brasileiro e português, será apresentado no workshop Convergência das Ciências do Espaço, Oceano, Energia e Clima no Atlântico Equatorial – Contribuições para o AIR Centre, que acontece também na sexta-feira (23), na Sala dos Conselhos Superiores da UECE.
Com sede física nos Açores (Portugal), o AIR Centre une países como Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, juntamente com o governo regional dos Açores. São ainda observadores, nesta fase, o Reino Unido e a África do Sul. O projeto reúne governos, universidades, centros de investigação e empresas internacionais. Além de proporcionar avanços científicos, o projeto deve gerar impactos positivos na economia, tanto no que diz respeito a novas tecnologias, quanto na formação de uma rede internacional de oportunidade de negócios.
- postado por Oswaldo Scaliotti