A valorização surpreendente do bitcoin, de mais de 1.000% apenas em 2017, fez explodir o número de golpes que usam as criptomoedas para atrair investidores desavisados. São supostos fundos, clubes de investimento, corretoras , moedas em fase de ICO ou grupos de ajuda mútua. Todos prometem ganhos espetaculares para quem decide aderir à “proposta” de investimento.
O planejador financeiro, Hygor Guerreiro, alerta que é necessário tomar algumas precauções para que se evite cair em golpes que transformam um sistema idôneo em dor de cabeça futura.
Hoje no mercado das criptomoedas, circulam mais de 2.000 moedas distintas e todas essas são comercializadas 24 horas por dia, durante 7 dias da semana em corretoras, chamadas de exchanges. As exchanges são plataformas em que ocorrem a troca de moedas virtuais. Elas funcionam como corretoras no mercado de ações, conectando pessoas que querem comprar com quem quer vender suas criptomoedas.
“Caso você queira iniciar investimentos dentro desse mercado, é importante buscar exchanges que tem uma reputação boa no mercado, que não esteja envolvidas em alguma denúncia de fraude e que tenha uma grande movimentação diária de ativos digitais , afirma Hygor.
É comum que o usuário interessado em investir em bitcoins participe de fóruns especializados para tirar dúvidas e colher opiniões sobre o tema. No entanto, é preciso ter cuidado para não compartilhar informações em excesso sobre seus investimentos, como qual é a sua carteira ou a quantidade de criptomoedas que você tem. Quando o assunto é o seu dinheiro, todo cuidado é pouco.
Outra situação que tem gerado bastante desconforto para investidores inexperientes é associação com empresas que prometem rendimento fixo diário ou mensal sem riscos. Nesse mercado, qualquer que seja operação, está sujeito a riscos devido a depreciação especulativa do valor da moeda. É possível um rendimento mensal oscilatório de 5-15% ao mês? Sim, afirma Hygor , porém depende da capacidade de operar da empresa e da quantidade de capital envolvido nas operações. Logo, a dica é : caso queira investir, procure alguém experiente e com renome no mercado, que possa lhe guiar para os melhores investimentos disponíveis no mercado e lhe explicitar quais os riscos.
Até maio de 2020, acredita-se que o valor do Bitcoin, a mais famosa criptomoeda existente no mercado ultrapasse o valor de 20.000$, e com isso, várias pessoas que tomarem as devidas medidas de segurança devem obter grandes percentuais de lucro.