Segundo dia do seminário “Cidade, Memória e Modos de Viver” terá ainda mesa de debate sobre memória
Em seu segundo dia (19), o seminário “Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver” terá mesas sobre planejamento urbano e memória. O evento, que ocorre no Theatro José de Alencar até a próxima quarta (20), discute o futuro das metrópoles, soluções e alternativas ao modelo de desenvolvimento adotado.
O evento é uma iniciativa do Arquiteto e Urbanista Jefferson John em parceria com a graduanda em Arquitetura e Urbanismo e fomentadora cultural Izabela Lima, a correalização é da Prottec Arquitetura. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://seminariocidade.blogspot.com.br.
A partir das 14h, o evento terá a mesa debate sobre memória, com presença de Custódio Santos (presidente do IAB-CE), Magda Maia (diretora da Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Ceará – Aprogeo), Campelo Costa (ex-presidente do IAB – Brasil), Robledo Valente (IPHAN-CE), Romeu Duarte (professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC) e Inácio Arruda (Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e relator do Estatudo da Cidade).
Fechando o dia, haverá debate sobre o planejamento urbano. Participarão Haroldo Pinheiro (presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU-BR), Fausto Nilo (coordenador do eixo urbanístico do Plano Mestre Fortaleza 2040) e Francisco Cunha (coordenador do Plano Recife 500 anos).
“A cidade contemporânea é uma esfinge que a todo momento nos desafia com seu mantra: ‘decifra-me ou devoro-te!’ Para lê-la, compreendê-la, interpretá-la e decifrá-la devemos nos atualizar quanto ao entendimento de sua maneira de transformar-se, tarefa que realiza a todo instante. A cidade é obra viva em constante mutação, construída por mãos leigas e eruditas e em eterna re-significação. Um bom caminho para (re)conhecê-la é o bom debate sobre seus processos. O Seminário Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver é uma ótima oportunidade para dialogarmos, arquitetos e sociedade, e assim respondermos aos desafios da esfinge”, destaca o arquiteto, doutor, Romeu Duarte (chefe DAU-UFC e ex-superintendente do IPHAN/CE), um dos debatedores do evento.
O Seminário “Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver” tem como público-alvo todos os interessados em discutir o futuro das metrópoles e soluções para as crescentes demandas. “O debate sobre a construção de cidades mais democráticas pertence a toda a sociedade. Com esse evento, queremos proporcionar ao público a oportunidade de conhecer e ouvir sobre o que vem sendo executado no Brasil”, destacam Jefferson John e Izabela Lima, organizadores do evento.
O evento foi contemplado pelo Edital “Chamada de Ocupação Artística – Cultural do Theatro José de Alencar – 2017” e conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Secretaria de Cultura de Fortaleza, Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), CAGECE e Secretaria das Cidades.
Seminário Cidade, Memória e os Desafios do Modo de Viver
Data: de 18 a 20 de setembro de 2017
Horário: Das 9h às 12h / Das 14h às 22h
Local: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza – CE
Realização: Jefferson John e Izabela Lima
Co-realização: Prottec Arquitetura
Informações e inscrições: www.seminariocidade.blogspot.com.br
E-mail: seminariocmdmv@gmail.com
Redes Sociais: facebook.com/seminariocidade e instagram.com/seminariocidade
- postado por Oswaldo Scaliotti