Novo conceito mundial de cidade inteligente, a Smart City Laguna, chega ao Ceará unindo tecnologia, planejamento urbano e sustentabilidade para os seus moradores e vizinhos. Localizada em Croatá, distrito de São Gonçalo do Amarante, a cidade inteligente tem como objetivo ajudar a suprir o déficit habitacional que atinge o Pecém, com a expectativa e estrutura para comportar cerca de 25 mil pessoas da região, que é apontada por estudos como uma área de grande potencial e desenvolvimento do mundo.
A SMART CITY LAGUNA, a Primeira Cidade Inteligente Social do Mundo, idealizada pela startup italiana que integra o Grupo PLANET e realizada pela SG Desenvolvimento, tem como inspiração outras cidades inteligentes já existentes pelo mundo, mas traz como diferencial o conceito social de investimento, garantindo financiamento por meio de projetos como o “Minha Casa Minha Vida” e custos acessíveis, diferente do estigma de alto padrão de empreendimentos em outros países, como os Emirados Árabes e a Índia. Em fase de conclusão de vendas da primeira etapa, que será entregue até dezembro de 2017, e na expectativa para iniciar a comercialização da segunda, a Smart City Laguna será concluída em dezembro de 2021.
O local também é formatado para ser celeiro de oportunidades de emprego, além de proporcionar contato com a natureza, economia por meio do compartilhamento dos serviços, infraestrutura segura, trânsito eficiente, acessibilidade e inclusão social. Todos esses aspectos englobam um projeto maior para envolver os próprios moradores da região e também de cidades vizinhas, a partir da atuação de uma entidade permanente, o Instituto Planet, que já mantém o Cine Planet e uma biblioteca infanto-juvenil no local onde funciona o centro administrativo e comercial do empreendimento.
Parceiros
A revolução smart tornará mais eficientes três áreas urbanas: a de energia em parceria com a empresa italiana Enel, de informação com o apoio de outra multinacional, a Tim, e a Social através do Instituto PLANET. Assim, a cidade contará com sinal de wi-fi gratuito nas áreas institucionais para os moradores locais e periféricos, iluminação pública controlada por sensores, programa de bicicletas e carros compartilhados, playground e redutores de velocidade que geram energia elétrica, biblioteca pública e sala de cinema, ou seja, tudo planejado para atender as necessidades da população sem que eles precisem se deslocar para uma cidade vizinha.
Aplicativo Planet:
Uma das principais inovações tecnológicas do empreendimento, o PLANET App é a ferramenta que vai promover as informações sobre os serviços da Smart City. Todos os moradores podem baixar o aplicativo gratuitamente no seu smartphone, personalizar o seu perfil de acordo com as suas exigências: consultar dados, monitorar gastos, consumos e utilizar serviços, como por exemplo, carros e bicicletas compartilhadas. Além disso, os usuários podem interagir com os demais moradores e manifestar opiniões a respeito dos serviços disponíveis.
Instituto Planet The Smart City
É uma entidade de caráter filantrópico sem fins lucrativos que nasceu da percepção de oferecer aos moradores da PRIMEIRA SMART CITY SOCIAL DO MUNDO um organismo com o compromisso e a responsabilidade social de nutrir e gerenciar, sem custos adicionais aos moradores, os projetos de interesse público, idealizados e desenvolvidos para a promoção dos QUATRO PILARES de sustentação de uma SMART CITY SOCIAL: pessoas, planejamento urbano e arquitetura, tecnologia e serviços e meio ambiente. Sua principal missão institucional é, portanto, atender às demandas voltadas para os serviços disponibilizados aos cidadãos e desenvolver meios de promover a integração social, ambiental e econômica em sua região de atuação.
Serviços Smart City Laguna
Site: http://smartcitylaguna.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/planetsmartcity
Instagram: https://www.instagram.com/planetsmartcitybr
Stand de Vendas: CE 341 – Próximo à lagoa do Croatá. São Gonçalo do Amarante, CE – Brasil.
Escritório comercial: Av. Desembargador Moreira, 760 – Ed. Centurion, 9º andar – Fortaleza – Fone (85) 3025.0909
- postado por Oswaldo Scaliotti