Órgãos públicos anunciam ações de segurança, trânsito, fiscalização e transporte urbano
A diretoria do Fortal 2018 reuniu hoje (24/07), em coletiva para a imprensa, os representantes de órgãos públicos para divulgação do Plano Operacional para o evento, que será realizado a partir desta quinta (26) até domingo (29). Estiveram presentes os seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Juizado da Infância e Juventude, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis)
Abrindo a coletiva, os diretores do Fortal 2018 Colombo Cialdini e Pedro Coelho Neto, ressaltaram a importância da parceria com os órgãos públicos para a realização do evento. “Nós queremos agradecer o trabalho de todos os envolvidos, pois a cada ano estamos conseguindo entregar eventos cada vez melhores, tranquilos e sem violência”, afirmaram.
Para garantir a segurança do evento, o Coronel Jano, representando a Polícia Militar, informou que terá um efetiva de 744 homens no policiamento ao longo dos quatro dias do evento, distribuídos em três turnos, atuando a pé, em motos, viaturas e em cavalos.
A atuação da Polícia Judiciária foi informada pelo delegado da Polícia Civil, Lúcio Torres. Ele explicou que um estande será montado dentro da área de eventos com inspetores e escrivães de plantão. “A Delegacia sede do polo plantonista do 9º Distrito Policial, cuja área circunscricional corresponde ao local de realização do evento, estará de plantão diuturnamente, durante o transcorrer da missão. As ocorrências passíveis de procedimento policial recepcionadas no Stand serão encaminhadas para aquele Pólo ou para outra Delegacia de acordo com sua especialidade”, apresentou durante sua fala. Ao todo, o efeito será de 101 policiais civis e 16 viaturas durante todos os dias do evento.
O Corpo de Bombeiros também estará com forte atuação no evento, de acordo com o Coronel Marinho, da coordenadoria operacional do órgão. Serão 22 homens, que utilizarão seis viaturas, com diferentes funções. Segundo ele, o trabalho do Corpo de Bombeiros começa antes do evento, com a orientação necessária para a organização do evento. No dia do festival, o trabalho envolve ações de prevenção no local com homens para gerenciar possíveis crises, atendimento de primeiros socorros e ações de salvamento
Em relação ao controle de trânsito, chefe do núcleo de fiscalização da AMC, Disraeli Brasil, informou que o órgão fará amanhã todo o processo de sinalização na avenida Aldyr Mentor, junto com bolsão de táxis, além disso contará com 15 operações de trânsito, com agentes de a pé, de moto e de carro, nas avenidas Engenheiro Santana Junior, Avenida Pe. Antonio Tomás e a Avenida Santos Dumont e nas ruas Batista de Oliveira, Rua Almeida Prado, Rua Manuel de Queirós e rua Profa. Francisca Almeida de Souza a partir das 20 horas até as 6 da manhã. Além disso, a fiscalização do transito começará às 18 horas e, durante todo o dia, haverá também a coibição do estacionamento no entorno da Avenida Aldyr Mentor.