O Polo de Moda da Rua José Avelino, situado na região central de Fortaleza, reúne 32 empreendimentos, dotados de 10.200 pontos de venda, onde trabalham cerca de 20 mil pessoas, diretamente. Conta também com estacionamento para cerca de 90 ônibus, funcionando diariamente movimentando o turismo de negócios em nosso Estado. Movimenta, hoje, R$ 70 milhões de reais por mês na economia do Ceará, conforme dados da Secretaria Regional do Centro.
Este ano, o Polo completa 15 anos de existência. A Associação de Gestores de Empreendimentos do Polo de Negócios da Rua José Avelino e Adjacências (Ajaa), que congrega 15 associados, destaca que, hoje, cerca de 100 mil pessoas retiram o seu sustento dali, desde os comerciantes, costureiras, cortadeiras, carregadores, vendedores de lanches, entre outros.
O presidente da Ajaa, Martinho Batista Neto, lembra que o Polo surgiu de forma artesanal e sem nenhum apoio público. Mas, a partir de 2009, os comerciantes se organizaram e se instalaram em vários galpões.
“Hoje, temos empreendimentos de alto nível, onde os compradores dispõem de conforto e segurança de um shopping Center, mas com produtos com preços de varejo”, destaca. Entre os empreendimentos, estão o Pop Shop, O Galpão do Povão, Feirão Leste-Oeste, Central da Moda, Casarão dos Fabricantes, Pátio Central, Centro da Moda, Super Box 100, e outros, que comercializam moda masculina, feminina e infantil, além de praia e fitness.
Ainda conforme Martinho Neto, o Polo da José Avelino é um importador de turismo de negócios,. “Quase 90% de nossos clientes são oriundos de outros estados”, avalia, acrescentando que “os compradores que mais nos visitam vêm do Piauí, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte e Paraíba”, pontua.