Localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, o recém inaugurado Polo Químico de Guaiúba passará a abrigar uma incubadora de startups. O projeto, intitulado Orbitar Labs, é um hub de tecnologia e inovação do Instituto Orbitar e funcionará oferecendo suporte e desenvolvendo soluções para os gargalos do setor químico de todo o estado do Ceará.
Para o presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), do Instituto Orbitar e responsável pelo gerenciamento do Polo, Marcos Soares, “é importante entender que o investimento neste tipo de programa pode evitar grandes problemas para a indústria, bem como outros setores que movimentam a economia, a exemplo do que já vemos em outros países. Barcelona, capital cosmopolita da região da Catalunha na Espanha, por exemplo, abriga hoje um dos ecossistemas de startups mais ricos da Europa e é um excelente exemplo a ser seguido por nós”, pontua Soares.
Para a construção e desenvolvimento das incubadoras, o presidente do CIC reforça a importância de parcerias. “Estar alinhado com a academia e com o Governo, trabalhando na qualificação da mão de obra, no fomento às pesquisas e no empreendedorismo, a exemplo do que vem fazendo a Federação da Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), juntamente ao CIC, é fundamental”, explica.
Sobre o Instituto Orbitar
O Instituto Orbitar é uma organização ligada ao Sindicato das Indústrias Química, Farmacêutica, e da Destilação e Refinação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica), que faz a gestão do Polo Químico de Guaiúba e tem como objetivo fazer a interlocução entre a indústria do Ceará e instituições de desenvolvimento e pesquisa.