Uma agência de viagens 100% recifense, com filial em São Paulo e atuação em todos os estados do país, alia tradição e alta tecnologia para satisfazer às necessidades de um público exigente. Essa é a Pontestur, que este mês de setembro comemou 30 anos de presença no mercado e presenteia seus clientes com lançamentos exclusivos de plataformas de gerenciamento business travel. Com destaque para o Gestão Fácil, uma ferramenta de tecnologia própria que traz agilidade e facilidade na hora de desenvolver ou monitorar políticas de viagens dentro das empresas. Além de um acompanhamento 24h e personalizado para viagens a lazer ou a negócios, intercâmbios teen ou corporate. A Pontestur faz parte do Grupo Pontes, que inclui hotéis e agronegócios.
Dentre os maiores destaques dessa linha de atuação da Pontestur, está o Gestão Fácil, a mais nova tecnologia business intelligence oferecida pela empresa aos seus clientes corporativos e totalmente customizável de acordo com as necessidades de cada perfil. “Identificamos que a Pontestur poderia desenvolver relatórios de gestão com uma ferramenta própria. Foi então quando criamos este mecanismo de BI (business intelligence) que une todas as necessidades dos clientes em um só lugar”, explica o diretor da empresa, Paulo Guilherme Pontes.
Após um diagnóstico realizado dentro da plataforma on-line, o executivo recebe informações personalizadas para otimizar as políticas de viagem na sua companhia, dentro de sua projeção de custos, evitando assim, os tão indesejáveis desperdícios. “A Pontestur faz uso de ferramentas selfbooking para que as empresas tenham mais agilidade nas suas reservas e para facilitar o gerenciamento de relatórios através do Gestão Fácil”, explica Paulo Guilherme Pontes. Toda inteligência aplicado ao Gestão Fácil foi desenvolvida dentro da própria companhia.
Ainda de acordo com Paulo Guilherme, apesar do momento econômico, a emissão de bilhetes nacionais emitidos este ano cresceu 10%, em comparação ao ano anterior. Com um público cada vez mais exigente em relação a novas tecnologias e preços competitivos, as estatísticas citadas acima são resultado de um trabalho de aproximação com seus clientes e um atendimento eficaz às suas necessidades. A exemplo está a novidade do Atendimento 24h, no lobby do Mercure Mar Hotel, para todos os serviços aos clientes. “O que antes tínhamos on-line, agora também é um serviço físico – a única agência de Pernambuco a oferecer este diferencial – exclusivo para dar mais segurança e comodidade aos nossos clientes que preferirem o acompanhamento mais próximo de um profissional”, comenta Paulo Guilherme.
Para acompanhar as transformações de uma parcela representativa do mercado, cada vez mais informatizado e conectado, a Pontestur investe em tecnologias e profissionais altamente qualificados dentro da realidade digital e business. E, para estar sempre à frente das mudanças no universo business, Paulo Guilherme ressalta as atualizações pelas quais a empresa passou ao longo dos anos para oferecer serviços de qualidade aos novos perfis de clientes que surgiram durante o período: “Ainda nos anos 80, começamos a compreender as necessidades do cliente corporativo. Junto com nosso crescimento no mercado ao passar dos anos, investimos em tecnologias para atender às suas novas demandas”.
A Pontestur foi uma das pioneiras no país a implantar ferramentas de uso compartilhado com o cliente, onde ele próprio é capaz de estabelecer suas políticas de viagem junto à agência. Segundo o diretor da Pontestur, a adoção desta plataforma pode gerar até 20% de economia para as empresas.
Mas não se conteve no nicho de negócios, apesar de ter conquistado a confiança dos empresários brasileiros. A exemplo da crescente procura por intercâmbio, com ênfase em destinos como Canadá, Irlanda, Nova Iorque e Londres, a Pontestur comemora também o sucesso no turismo a lazer. Este é mais um ponto forte da empresa, que une qualidade e vantagens econômicas aos apaixonados por roteiros personalizados e exclusivos.
O case da Pontestur é reconhecido em todo o país como uma empresa que foca na redução de custos para seu cliente final, principalmente, para o público corporativo. Mas a receita para ultrapassar os tempos de crise e solidificar a marca cada vez mais no setor, segundo Paulo Guilherme Pontes, é uma só: “Oferecemos antes de tudo, a segurança de uma empresa que faz parte de um grupo com mais de 50 anos de história”.