Prazo de inscrição para o programa gratuito de mentoria em gestão da cervejaria vai até 20 de dezembro
Já está valendo! ONGs de todo o País que criam oportunidades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade já podem se candidatar ao processo seletivo do Programa VOA, da Cervejaria Ambev, para receber mentoria em gestão de recursos e processos. A iniciativa, criada em 2018 pela cervejaria, é gratuita e ajuda organizações dessa natureza a se estruturar melhor e ampliar seu impacto na sociedade. As inscrições e o acesso ao edital estão disponíveis no website www.ambev.com.br/voa
Para escolher as ONGs que irão participar do programa, a seleção irá priorizar aquelas que contribuem para a geração de oportunidades em educação, emprego e renda, aliados a critérios como potencial de impacto social nas novas gerações, visão de futuro e comprometimento. As vagas disponibilizadas serão para participação na edição 2020.
“O VOA nasceu da nossa vontade em atuar na mudança que queremos ver no mundo. Decidimos transformar nossa indignação em ação e, de fato, contribuir para mudar a sociedade em que trabalhamos e vivemos. E a melhor forma que nós, da Ambev, podemos fazer isso é levando todo o conhecimento que temos em gestão, por meio de nossos funcionários, para contribuir com o sucesso dessas organizações. Quando essas instituições abraçam a iniciativa, tornam-se mais eficientes e todo aprendizado serve para potencializar ainda mais seu impacto na sociedade”, afirma Carlos Pignatari, gerente de Impacto Social da Cervejaria Ambev.
A mentoria oferecida para as ONGs prioriza transferência de conhecimento por meio da experiência, dos erros, dos acertos e dos resultados obtidos pelos mentores do VOA. Os mentores são profissionais e líderes da Ambev que participam de forma voluntária da iniciativa para implementação de ferramentas de gestão vistas em aula, adaptando os conteúdos à realidade de cada uma das organizações. Além disso, também estão previstos cursos nas áreas de finanças, captação de recursos, governança, recursos humanos, e comunicação e marketing, todos em sintonia com as necessidades levantadas pela Cervejaria Ambev para contribuir, de forma eficiente, com o melhor desempenho das organizações inscritas. As aulas acontecem presencialmente e também via web, sempre com auxílio de apostilas e direcionamento dos voluntários mentores.
Além disso, cada voluntário da Cervejaria Ambev apadrinhará uma ONG, ajudando na transferência de conteúdo e na implementação de um projeto prático voltado à comunidade. Ao final do curso, a organização com o projeto mais bem avaliado receberá um auxílio financeiro.
Sobre o VOA
O VOA é o programa criado pela Cervejaria Ambev para compartilhar com ONGs seus conhecimentos em gestão. O objetivo é ajudar essas organizações a se estruturaram melhor e, assim, ampliarem seu impacto positivo na sociedade. Por meio do VOA, a companhia capacita as ONGs e, ainda, incentiva o voluntariado entre seus funcionários. Todas as aulas e mentorias do programa são dadas por funcionários da cervejaria que se voluntariam para doar tempo e conhecimento para as participantes, transmitindo conceitos de gestão de orçamento, planejamento estratégico, captação de recursos, estabelecimento de metas e indicadores. Em 2018, primeiro ano do programa, 185 ONGs de todo o Brasil, selecionadas entre quase 2 mil inscritas, receberam consultoria personalizada. Foram quase 200 voluntários que dedicaram 12 mil horas para ajudar as ONGs a impactarem cerca de 2 milhões de pessoas. Em 2019, 71 novas organizações se juntaram ao programa e somam-se mais de 270 voluntários participando do programa.
Sobre a Cervejaria Ambev
Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.