Os pré-carnavais de Fortaleza já começaram na cidade e estão animando os foliões. E neste final de semana, o RioMar Fortaleza entra no clima com o bloco Baqueta nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, a partir das 19h. No domingo, 22 de janeiro, às 17h, é a vez de Chão da Praça com a Banda Os Transacionais, que trará tradicionais marchinhas carnavalescas de todos os tempos, além de canções do frevo, ciranda, galopes e afoxés. As apresentações gratuitas serão no estacionamento aberto da Lagoa do Papicu.
Na semana seguinte, a folia continua com o ensaio da bateria do tradicional Baqueta, nos dias 27 de janeiro e 10 e 17 de fevereiro, sempre às 19h. A folia ficará concentrada no Estacionamento da Lagoa do Papicu. Com entrada gratuita, o pré-carnaval contará também com food park com comidas e bebidas para o público.
Sobre Baqueta Clube de Ritmistas
O Baqueta Clube de Ritmistas foi criado em 2007 pelo seu atual diretor-geral e mestre de bateria Carlos Henrique (Carlinhos) e hoje conta com aproximadamente 200 membros na bateria. Surgido inicialmente como uma escola de percussão, o Baqueta foi diversificando suas atividades mas mantendo o objetivo inicial de divulgar a cultura do Samba no estado do Ceará. Em seu repertório constam clássicos do samba, sambas-enredos de escolas de samba do carnaval carioca e músicas adaptadas para o ritmo, de diversos cantores, tais como Chico Buarque, Jorge Benjor, Gonzaguinha e Maria Rita.
Sobre OS TRANSACIONAIS
A banda surgiu com a proposta de resgatar o melhor da música brasileira produzida nas décadas de 1960 e 1970, indo do iê-iê-iê ao rock psicodélico, passeando pelo samba-rock e carimbó, unindo a peculiaridade do brega à descontração da guitarra. Recentemente, diversas são as temáticas dos espetáculos musicais dos Transacionais, realizando shows em homenagem ao Rei Roberto Carlos, Arraiá Transacional e Carnaval Transacional.