Mais conhecida como Praça da Sé, será entregue nesta terça-feira (30/10), às 9 horas
Além da recuperação do mobiliário urbano já existente, a praça recebeu uma intervenção com arte urbana e a recuperação da fonte.
O prefeito Roberto Cláudio entrega nesta terça-feira (30/10), às 9h, a requalificação da Praça Caio Prado, mais conhecida como Praça da Sé. O equipamento recebeu da Prefeitura, por meio da Secretaria Regional do Centro, um novo projeto paisagístico nos canteiros, reforço na iluminação, além da recuperação e inserção de novo mobiliário urbano a acessibilidade, com rampas e piso tátil.
A praça também recebeu uma intervenção com arte urbana no piso existente. A empresa cearense de tintas Hidracor participou como empresa parceira, contribuindo com 738 litros de tinta para colorir uma área de 3.136,29m². Para Rodrigo Andrade, diretor comercial da empresa, “a participação nesse tipo de projeto promove mais segurança e bem-estar a quem frequenta a praça, levando mais prazer e conforto por meio das cores. A Hidracor acredita que atitudes assim impactam positivamente a comunidade não só do entorno, mas também para quem está no Centro diariamente e os turistas que visitam periodicamente a Capital”.
Também foi revitalizada, por meio do Instituto Sérvulo Esmeraldo, a escultura-fonte de autoria do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, que promoveu o nosso Estado mundo afora. “Ballet Gráfico”, instalada em 2003, é composta por três cones em aço inox que giram em sentidos contrários. A escultura recebeu novo paisagismo e nova iluminação.
Outro parceiro da Prefeitura de Fortaleza é a 10ª Região Militar, sempre presente nas ações realizadas pela Secretaria da Regional Centro. A banda de música da instituição abrirá a solenidade.
A Praça Caio Prado está inserida no maior programa de requalificação de praças do Município, que em seis anos já reformou quase 300 praças em todas as sete regionais da cidade. Só na Regional Centro, onde está localizada a Caio Prado, sete praças foram reformadas na primeira gestão: Praça do Ferreira, Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões), Praça do Muriçoca, Praça dos Navegantes, Praça Clóvis Beviláqua e Praça Capistrano de Abreu (Praça da Lagoinha).
Na atual gestão mais quatro praças foram requalificadas: Praça do Carmo, Praça dos Voluntários, Praça Marcílio Dias e Praça José Bonifácio. Até o final deste ano, mais 32 praças serão requalificadas em toda a cidade. Também estão previstas intervenções em cinco praças localizadas no bairro centro: Cristo Redentor, Cristo Rei, José de Alencar, Castro Carreiro e Coração de Jesus.
Saiba mais
A Praça Caio Prado é provavelmente a mais antiga de Fortaleza e está localizada em frente à Catedral Metropolitana, entre as ruas Castro e Silva e Doutor João Moreira. O equipamento recebeu este nome em 1889, em homenagem póstuma a um ex- presidente do Ceará nos anos de 1888 e 1889. No século XVIII foi chamada de Praça do Conselho, Praça do Largo da Matriz e Praça da Sé. Popularmente, ela também é conhecida por Praça Dom Pedro II, em alusão a estátua do imperador Dom Pedro II.
Serviço
Entrega da requalificação da Praça Caio Prado
Data: 30/10/18 (Terça-feira)
Hora: 9h
Local: Praça Caio Prado (Rua Conde D’Eu, Centro)