O Prêmio RioMar Mulher acontece anualmente, desde 2015, e já homenageou em Fortaleza mais de 60 grandes mulheres
Dez importantes personalidades femininas e suas histórias de vida inspiradoras, marcadas por pioneirismo, liderança e transformação, recebem no próximo dia 1º de março, no Teatro do shopping, o reconhecimento do Prêmio RioMar Mulher. A iniciativa do Grupo JCPM e do RioMar Fortaleza chega em 2023 à sua 7ª edição e marca o mês de homenagens às mulheres. O empresário João Carlos Paes Mendonça virá a Fortaleza para o evento, idealizado por ele em 2015.
As homenageadas em 2023 são: Almira Gomes (Moda); Cacique Pequena (Arte e Cultura); Fernanda Pacobahyba (Gestão Pública); Gaída Dias (Comunicação); Joselma Oliveira (Economia e Negócios); Lenise Queiroz Rocha (Educação); Nailde Pinheiro (Justiça e Cidadania); Neuma Figueiredo (Arquitetura e Design); Regina Barbosa (Trabalho Social); e Riane Azevedo (Saúde).
Em sua sétima edição, uma das novidades desse ano é a apresentação de um novo design do Prêmio entregue às homenageadas, agora assinado pelo cearense Igor Sabá (@igorsabah). O artista plástico desenhou com exclusividade os troféus, trazendo como inspiração as formas femininas com elementos da natureza, em especial da folha da carnaúba, típica do Ceará e marca do seu reconhecido trabalho.
E para que o público possa conhecer e se inspirar com as trajetórias das agraciadas, além do evento também será realizada a Exposição Fotográfica “RioMar Mulher”, aberta para visitação de 1º a 19 de março, no Piso L2, em frente à loja Zara do RioMar Fortaleza. O espaço projetado contará com fotos, assinadas por Igor de Melo, narrativas e vídeos de cada mulher.
Sobre o Prêmio RioMar Mulher
A premiação começou a ser realizada pelo Grupo JCPM na cidade de Fortaleza no ano de 2015. Ao longo dessas seis primeiras edições, 61 importantes mulheres foram reverenciadas. Outro shopping do Grupo também realiza a ação desde 2001, na cidade de Recife, com o Prêmio Tacaruna Mulher que já reconheceu mais de 200 mulheres em suas diversas áreas de atuação.
Saiba mais sobre as homenageadas no Prêmio RioMar Mulher 2023:
Almira Gomes (Moda) – Empresária e fundadora do Grupo AGF, que conta com marcas de beachwear como R. do Sol e Sand Blue. Orgulha-se de ser “chão de fábrica” e conhecer a fundo todas as etapas da confecção. A marca já exportou para os EUA, Portugal e Alemanha, sendo destaque em revistas e portais de moda nacionais. No Brasil, está presente em mais de 200 multimarcas e, também, em lojas próprias em Aquiraz e Jericoacoara (CE) e em Salvador (BA). A fábrica que fica em Maracanaú conta com 7000m² e produção de até 400 mil peças mensais.
Cacique Pequena (Arte e Cultura) – Mestra de cultura e guardiã da cultura do povo Jenipapo-Kanindé (Aquiraz). Ela rompeu costumes e tradições e se tornou a primeira mulher cacique do Brasil nos anos 1990 – função exercida, até então, apenas por homens e perpassada de geração em geração “de pai para filho”. Importante liderança indígena conquistou demarcação de terra, energia elétrica e uma escola para sua comunidade, entre outros.
Fernanda Pacobahyba (Gestão Pública) – Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). Foi secretária da Fazenda do Ceará (2019-2022), sendo a primeira mulher a assumir a posição, em 183 anos de história, destacando-se por liderar importantes pautas, como a reforma tributária e a crise dos combustíveis no País com a questão do ICMS.
Gaída Dias (Comunicação) – Diretora executiva do Grupo Cidade de Comunicação (sete emissoras de rádio, TV Cidade Fortaleza, Portal GC Mais e uma coluna social). Atua na TV Cidade Fortaleza há 25 anos. Formada em Administração de Empresas pela Unifor, tem uma gestão marcada por mudanças e implementação de tendências no mercado da comunicação.
Joselma Oliveira (Economia e Negócios) – Empresária e fundadora da Pardal Sorvetes, uma das marcas mais tradicionais e em plena expansão no Estado do Ceará. Instalada no Eusébio, a empresa mira a expansão no Nordeste e a exportação para mercados internacionais, como Portugal. Atualmente, gera cerca de 100 empregos diretos e milhares de indiretos, contando com 12 distribuidores na Grande Fortaleza e em Mossoró (RN).
Lenise Queiroz Rocha (Educação) – Presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), instituição que há quase 50 anos representa o sonho de desenvolvimento do Nordeste, pelo seu fundador, o Chanceler Edson Queiroz. Sua gestão é marcada por iniciativas na Universidade de Fortaleza ancoradas nos três pilares da instituição: ensino, pesquisa e extensão.
Nailde Pinheiro (Justiça e Cidadania) – Desembargadora, especialista em Direito Processual Civil, e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado (2021-2023), com uma gestão marcada pela quebra de recordes em número de atendimentos e julgamentos de processos. Também foi presidente da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará. É autora do livro “O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro”.
Neuma Figueiredo (Arquitetura e Design) – Empresária e diretora da CASACOR Ceará, mostra de decoração, design e arquitetura, que gera mais de 1200 empregos num período de 150 dias. Personalidade referência na área de decoração, arte e cultura, Neuma também é presidente do Instituto COR da Cultura, fundado em 2004, instituição voltada para a criação e coordenação de eventos culturais.
Regina Barbosa (Trabalho Social) – Professora e cofundadora da Casa da Vovó Dedé, projeto social que há 30 anos vem promovendo mais oportunidade e desenvolvimento social, por meio da arte e da educação para crianças e jovens moradores da Barra do Ceará. Mais de mil crianças são atendidas, mensalmente.
Riane Azevedo (Saúde) – Médica anestesiologista, coordenadora do serviço de anestesiologia do Hospital Monte Klinikum e ex-superintendente do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Também foi a primeira mulher presidenta da Cooperativa dos Médicos Anestesiologista do Estado do Ceará (Coopanest), deixando a marca da inovação, colaboração, avaliação, impacto social das organizações e valorização da importância dos anestesistas.
HOMENAGEADAS EM CRONOLOGIA – Saiba quem já recebeu o Prêmio em Edições Anteriores
2015: Andréa Maria Alves Coelho (Justiça e Cidadania); Cláudia Leitão (Arte e Cultura); Glaura Férrer (Medicina e Saúde); Maria da Penha (Trabalho Social); Ignez Fiúza (Arquitetura e Design); Izolda Cela (Educação); Luciana Dummar (Comunicação); Liana Thomaz (Moda); Solange Almeida (Música e Entretenimento); Ticiana Rolim (Economia e Negócios).
2016: Mariana Lobo (Justiça e Cidadania); Rosiane Limaverde (Arte e Cultura); Lúcia Alcântara (Medicina e Saúde); Olga Espíndola (Trabalho Social); Maria José Lopes (Arquitetura e Design); Amália Simonetti (Educação); Samantha Marques (Comunicação); Almerinda Maria (Moda); Nicolle Barbosa (Política e Gestão Pública); Tane Albuquerque (Economia e Negócios).
2017: Socorro França (Justiça e Cidadania); Dora Andrade (Arte e Cultura); Anamaria Cavalcante e Silva (Saúde); Emmir Nogueira (Trabalho Social); Jaqueline Fiúza (Arquitetura e Design); Fátima Veras (Educação); Neila Fontenele (Comunicação); Maria Lúcia Negrão (Moda); Águeda Muniz (Política e Gestão Pública); Gorete Arruda (Economia e Negócios); Yolanda Queiroz (in memoriam – Personalidade Inesquecível).
2018: Zelma Madeira (Justiça e Cidadania); Amelinha – Bibiana Colares (Arte e Cultura); Lisiane Paiva (Saúde); Glória Marinho (Trabalho Social); Ada Pimentel (Educação); Ana Márcia Diógenes (Comunicação); Ethel Whitehurst (Moda); Telma Aguiar (Arquitetura e Design); Annette de Castro (Economia e Negócios); Márcia Machado (Política e Gestão Pública).
2019: Maria Vital da Rocha (Justiça e Cidadania); Rossicléa – Valéria Vitoriano (Arte e Cultura); Islane Verçosa (Saúde); Ana Maria Studart (Trabalho Social); Guaraciara Barros Leal (Educação); Adísia Sá (Comunicação); Denise Sahd (Moda); Consuelo Dias Branco (Homenagem Especial); Ana Lúcia Bastos Mota (Economia e Negócios); Patrícia Saboya (Política e Gestão Pública).
2020: Regina Costa e Silva (Arquitetura e Design); Manuela Nogueira (Gestão Pública); Zilma Gurgel Cavalcante (Educação); Joana Ramalho (Economia e Negócios); Inês Melo (Saúde); Márcia Travessoni (Comunicação); Fátima Dourado (Trabalho Social); Rosa Mendonça (Justiça e Cidadania); Ana Miranda (Arte e Cultura); Celina Hissa (Moda).