O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, cumpre agenda nesta quinta-feira, 1º/6 em Fortaleza. Durante a manhã, o empresário será recebido pelo governador Camilo Santana, fazendo posteriormente um sobrevoo sobre o Complexo Industrial portuário do Pecém e almoçando na Federação das Indústrias com diretores da instituição e presidentes dos sindicatos filiados. À noite, participará da abertura da Stone fair.
Muito além de uma organização sindical, o Sindicato da Indústria de Mármores Granitos do Estado do Ceará, Simagran-CE, tem, nos últimos anos, fomentado atividades do setor. Para tanto, Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato, explica que é essencial promover e desenvolver o Estado, tornando-o atraente para novos empreendimentos, e, ao mesmo, gerar mecanismos para incentivar a industrialização do setor de mármores e granitos, atualmente transportados para o Espírito Santo, maior exportador do País.
Pensando nisso, a Fortaleza Brazil Stone Fair foi criada em 2015 e chega este ano a sua terceira edição. A exposição internacional acontece entre os dias 1 e 3 de junho no Centro de Eventos do Ceará e traz mármores, granitos, limestones, pedras laminadas, máquinas, equipamentos e insumos da cadeia produtiva das rochas ornamentais e de revestimento. A feira abrange toda a cadeia produtiva, indo dos produtores até os especificadores do produto (arquitetos, designers e decoradores). Na programação, palestras e ações relacionadas ao tema.
Para esta edição, a feira deseja melhorar e aumentar a sinergia com os profissionais de arquitetura, indo além dos aspectos estéticos e decorativos. “Diante disso, durante o evento teremos palestras destinadas aos profissionais de engenharia e arquitetura, abordando o uso de rochas. Eles também poderão conhecer uma grande variedade de rochas exóticas ainda pouco conhecidas no Brasil”, completa Alencar.
O sucesso do primeiro evento lhe garantiu uma vaga no calendário mundial das feiras do setor. Promovido pelo o Simagran-CE, o evento visa incrementar a demanda e a valorização da pedra natural, nos mercados nacionais e internacionais. Para tanto, a feira é divulgada nos mais variados países.
Programação:
01 de junho – quinta-feira
15:30 – Palestra sobre o Estudo da Competitividade do Setor de Rochas Ornamentais no Brasil, com Reinaldo Dantas Sampaio – Presidente Abirochas
16:30 – Palestra sobre Inovações em Fachadas Ventiladas, com Paulo Giafarov- DGG
17:45 – Lançamento do Atlas Mineral do Estado do Ceará, pela Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), e lançamento do Anuário Mineral do Estado do Ceará, pelo Ministério das Minas e Energias/DNPM, com todas as informações econômicas da mineração cearense).
19h – Solenidade de abertura – Presença do Presidente da CNI- Robson Andrade
02 de junho – Sexta-feira
15:30 – Palestras “A vez dos Retrofit”, com o arquiteto Luiz Fiúza
16:30 – Palestra sobre Aproveitamento de resíduos de extração de granito visando aplicações tecnológicas no concreto, com Francisco Carvalho de Arruda Coelho – Eng. Civil – SECITECE
03 de junho – sábado
15:30 – Palestra sobre o Geopark Araripe: histórico, objetivos, parcerias e projetos para promoção da conservação do patrimônio natural e da sustentabilidade, com o professor Alamo Saraiva
16:30 – Palestra de Encerramento “O Uso de Rochas na Arquitetura e Obras Civis”, com Carlos Rubens A. Alencar, coordenador da CEE-187-ABNT