A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, no dia 21 de dezembro, sessão solene em alusão ao Dia do Engenheiro, que é comemorado em 11 de dezembro. O evento acontece no Plenário 13 de Maio, às 19 horas. O requerimento foi assinado pelo deputado estadual Odilon Silveira Aguiar. Durante o evento, 12 engenheiros cearenses serão agraciados, entre eles o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda.
O Dia do Engenheiro foi instituído a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de Dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa, no Brasil, as profissões de engenheiro, arquiteto e agrimensor. Tendo em vista a importância destes profissionais, que são responsáveis em desenhar, projetar e concretizar construções, e, ainda, são encarregados pela segurança das obras, o que evita acidentes que colocam a vida das pessoas em risco, esta data foi estabelecida para homenageá-los.
Além de André Montenegro de Holanda, também serão reconhecidas as seguintes personalidades: Camilo Santana, engenheiro agrônomo e atual Governador do Estado; Cid Ferreira Gomes, engenheiro civil e ex-governador do Estado; Victor Frota Pinto, presidente do Crea-CE; José Oswaldo Pontes, engenheiro civil mais antigo registrado no Crea-CE; Lauro Vinhas Lopes, ex-presidente do CRA-CE mais antigo; Francisco Suetônio Bastos Mota, engenheiro civil e referência no uso e reuso de água; Luiz Gonzaga Nogueira Marques, engenheiro civil e provedor da Santa Casa; Vicente Cavalcante Fialho, engenheiro civil, ex-prefeito de Fortaleza, ex-ministro de minas e energia; José Rêgo Filho, engenheiro civil, ex-deputado estadual e ex-funcionário da RFFSA; Luiz Ary Romcy, presidente do Clube de Engenharia e Tereza Neumann Santos de Freitas, engenheira eletricista e presidente do SENGE.
O presidente do Sinduscon-CE também foi reconhecido, no último dia 11 de dezembro, como o “Engenheiro do Ano 2015”, pelo Clube de Engenharia do Ceará. O evento contou com a presença de empresários, associados, parceiros e demais autoridades, entre eles o Secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira; o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; o presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do estado do Ceará (Sindileq-CE), Fábio Cavalcanti; o presidente do Crea-CE, Victor Frota Pinto, entre outros.
Perfil André Montenegro de Holanda:
Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1983, André Montenegro de Holanda é especialista em Cálculo Estrutural e também é graduado em Administração de Empresas, pela Faculdade 7 de Setembro (FA7).
Possui 30 anos de vivência executiva em concepção, planejamento e execução de projetos de construção civil no mercado imobiliário em obras comerciais e residenciais; além de 10 anos na atuação de atividade sindical. Desde 1998 é Sócio Diretor da Morefácil Construtora e Incorporadora, da Olé Casas e da Previltech, que tem como principal característica a inovação.
Há 10 anos, integra a diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-CE), inicialmente como Diretor de Meio Ambiente e Qualidade de Materiais, passando por Vice-Presidente da Área Imobiliária e assumindo a Presidência em 2014, sendo o 17º dirigente da entidade de classe. André Montenegro de Holanda também é Delegado Substituto junto à FIEC e Vice-Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Serviço:
Sessão solene em homenagem ao Dia do Engenheiro
21 de dezembro, às 19h, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa
End.: Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres
- postado por Oswaldo Scaliotti