Ano novo, novos hábitos. Para manter uma vida saudável e longeva é preciso se dedicar e investir em alimentação saudável. A qualidade de vida passa, essencialmente, por uma boa alimentação, modulação de hormônios e vitaminas, sono equilibrado, intestino saudável e a prática de exercício físico.
“Coma menos e viva mais. Desde os primórdios era adotada a prática do jejum, que era o medicamento para muitas doenças. É possível fazer jejum de 12h, 16h e 24h, mas o ideal para não ter redução de massa muscular é o de 16h. O jejum intermitente, por exemplo, é fantástico, não só devido ao emagrecimento, mas à redução dos triglicerídios e colesterol, além da glicemia, índices inflamatórios e os excessos de radicais livres que podem causar câncer no futuro”, explica o médico especialista em longevidade, André Guanabara.
Ainda segundo o especialista, uma dica para se manter saudável é retirar o carboidrato refinado presente no pão, macarrão e arroz, além do leite, rico em conservantes. Ao passo contrário, é preciso investir em vitamina D, tomando banho de sol de 30 a 40 minutos diariamente. “Os carboidratos refinados inflamam o organismo e podem desencadear doenças no futuro. Há ainda o excesso de radicais livres, desencadeados pelo leite que pode levar a patologias no futuro. Já o sol aumenta a vitamina D do nosso corpo, responsável por nossa imunidade e até para tratar doenças como esclerose múltipla, e outras doenças autoimune”, destaca.
Guanabara indica ainda uma alimentação rica em zinco e selênio, que melhora a queda de cabelo, unhas quebradiças e fadiga. Essas vitaminas estão presentes, por exemplo, na castanha, amêndoas e abacate. A falta delas pode desencadear o hipotiroidismo subclínico.
Com relação ao sono e aos hormônios, aumentar a testosterona e retirar anticoncepcional sem necessidade nas mulheres, é outra orientação para a qualidade de vida. “Ter um sono equilibrado, dormir em um quarto totalmente escuro, não ficar usando o celular à noite, ter uma alimentação antes de dormir saudável, não tomar bebidas energéticas antes de dormir, são situações que irão potencializar a qualidade do sono e consequentemente a qualidade de vida”, ressalta André Guanabara.
Dicas para manter qualidade de vida
1 Cuidado com uso de antibióticos: usar somente quando prescritos por um profissional. Eles podem alterar a disbiose intestinal, que é o desequilíbrio das bactérias boas e ruins do intestino, além desencadear ansiedade, compulsividade e até depressão;
2 Retirar açúcares refinados: podem levar a uma inflamação do intestino, onde pode desencadear cada vez mais patologias emocionais;
3 Exercício físico: libera hormônios do bem-estar (irisina) que previne Alzheimer;
4 Manter pensamentos positivos: A ciência fala que quando você tem crenças e pensamentos positivos podem te levar a saúde;
5 Alimentar a fé: quanto mais se busca isso, mas se fortalece.