Mercadorias com um bom fluxo de saída. Estoque rotativo. Funcionários assoberbados com o alto número de entregas. Esse é o mundo ideal para qualquer varejista. Porém, nem sempre essa realidade é factível para muitos lojistas, ainda mais agora, que em praticamente todos os setores as vendas tiveram uma queda considerável. Produtos encalhados é um entrave para muitas empresas porque significam lugares ocupados no estoque, dinheiro parado ou até prejuízo.
Esse tema é uma das expertises do professor Antônio Sá, da Saint Paul Escola de Negócios, que estará em Fortaleza nesse final de semana, ministrando aula no MBA em Inteligência de Mercado, no Instituto FA7.
Ele explica que a melhor forma de evitar esse transtorno é ser assertivo na escolha dos produtos. Algumas dicas são mais óbvias, como por exemplo, ficar sempre atento para os produtos que possuem prazos de validade.
A perspicácia comercial também é algo que deve ser levado em consideração. É importante traçar uma boa estratégia de marketing para aproveitar a sazonalidade e promover uma liquidação, com ofertas personalizadas, de acordo com as preferências do consumidor.
Outro ponto que muitas vezes, pela força do hábito ou por falta de tempo, os lojistas esquecem: vitrine vende. A exposição da mercadora conta muito para atrair os consumidores. Além disso, hoje existe a vitrine virtual – as redes sociais são importantes aliados na exposição e venda dos produtos. Desde que sempre atualizadas e com as informações corretas e o alcance do público adequado.
Nesse mesmo gancho virtual, dependo do produto que se deseja comercializar, as parcerias com sites de compra coletiva podem ser bons aliados para esvaziar o estoque.
“Mais e mais brasileiros, a cada dia, mergulham no mundo digital. Milhões de consumidores, portando seus smartphones, navegam em mídias sociais e se conectam com o mundo através das mais diversas plataformas. E isso não vai parar. Lá eles estão e lá eles vão ficar. Cabe aos varejistas visitar os consumidores no mundo deles”, explica o professor Antônio Sá.
Mas aliado a tudo que foi exposto acima, uma das melhores estratégias sempre é dimensionar a compra das mercadorias. Encalhes acontecem, mas devem ser evitados com uma boa política de controle de estoque e bom senso.
“O foco é sempre no consumidor, e se os varejistas reavaliarem com atenção o seu sortimento, vão perceber que possuem muito mais produtos do que precisariam ter em suas lojas. Com sortimento em excesso, criam uma enorme complexidade para suas operações, oneram seus estoques e ainda dificultam as escolhas dos consumidores nas lojas. Menos é mais”, lembra Sá.
- postado por Oswaldo Scaliotti