Professores de todo o país desembarcam em Fortaleza para debater a sensibilidade docente e os novos olhares para a Educação Infantil. Esse é um dos objetivos da 2ª edição da “Jornada Pedagógica Voz das Infâncias”, evento promovido pela professora Karen Justo, que ocorre em Fortaleza, de 21 a 23 de julho, das 8h às 18, no auditório do Colégio 7 de Setembro.
A Jornada Pedagógica contará com a participação de oito palestrantes, sendo três do Ceará, uma do Rio Grande do Sul e quatro de São Paulo, dentre estes, a professora Madalena Freire, a “Madá” do Brasil, filha do educador Paulo Freire e, também, seguidora, discípula de seus ensinamentos e protetora de seu legado.
Reconhecida por destacar as características mais afetivas, mais humanas, na educação, e tendo a afetividade uma das principais referências no processo de construção do saber “Madá” abordará o tema “Da paixão de aprender à paixão de ensinar”.
Já a professora cearense Karen Justo, idealizadora da Jornada, vai falar sobre “As sutilezas do encantamento na educação infantil”. “A Jornada Pedagógica Voz das Infâncias é um encontro formativo pedagógico, de aprofundamento teórico, para pessoas interessadas em Educação, que objetiva conhecer e compreender as especificidades da Educação Infantil em seus processos, defendendo o respeito às infâncias criadoras, para que não sejam tolhidos, das crianças, os direitos que lhes pertencem, nas instituições”, explica Karen Justo.
Temas
Entre os temas que serão abordados ao longo da Jornada Voz das Infâncias estão: “Os processos emocionais e o impacto na docência”, “Nada sobre nós sem nós: ser autista num contexto escolar capacitista”; “Cuidado, brincadeira e motricidade livre, à luz da abordagem Pikler” e “As sutilezas do encantamento na educação infantil”.
Outros temas serão “O diário de bordo como instrumento de registro da prática docente”; “Escuta, intencionalidade e documentação: caminhos para tornar visível o pensamento” e “Da paixão de aprender à paixão de ensinar”.
SERVIÇO:
Jornada Pedagógica Voz das Infâncias
Data: 21 a 23 de julho
Horário: das 8h às 18h
Local: auditório do Colégio 7 de Setembro (Rua Henriqueta Galeno, 1011, bairro Dionísio Torres)