Como implantar uma cultura de resultados na área comercial? A pergunta é também tema do encontro marcado pela Endeavor com 15 empresas cearenses participantes do projeto Promessas do Ceará. No dia 26 de julho, os empresários poderão ouvir a experiência e know-how da embaixadora da Endeavor e Vice-Presidente Comercial e Financeira do Grupo Aço Cearense, Aline Ferreira. Dentre os pontos que serão tratados estão os principais indicadores para se monitorar na área comercial, como montar um funil de vendas, como implementar metas para os vendedores e como fazer a gestão da cobrança, como manter vendedores motivados em um período de crise, entre outros. O encontro acontecerá no auditório da sede da Aço Cearense.
O programa Promessas do Ceará, criado pela Endeavor, conta atualmente com quinze empresas cearenses, consideradas com alto potencial de crescimento. A instituição criou uma espécie de mercado de acesso aos seus programas e está implantando o Promessas, cujo objetivo é selecionar companhias consideradas de alto potencial. As empresas são das áreas de Tecnologia, Indústria, Serviços e Varejo, com faturamento anual de R$ 2 milhões até R$ 100 milhões. Um dos principais critérios de escolha foi o perfil de inovação das companhias.
“O objetivo do Promessas é auxiliar empresas para que elas consigam um desenvolvimento mais acelerado, criando um ecossistema de apoio para desenvolver novas estratégias. Contamos com uma rede de aproximadamente 400 mentores, dos quais fazem parte empreendedores, professores, executivos e especialistas, que doam horas para a organização a fim de ajudar os novos empreendedores a superar os principais obstáculos do negócio”, explica o coordenador do projeto, Luiz Studart.
O Promessas do Ceará tem a duração de seis meses e é dividido em duas etapas: 1) mentorias individuais de diagnóstico, eventos de integração e conexões com empreendedores da rede, e análises de realidade e desafios emergenciais da companhia; e 2) mentorias coletivas, com a abordagens de temas como finanças, operação, marketing e vendas, gestão e governança.
- postado por Oswaldo Scaliotti