Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Lei N° 37/19, que institui o Dia Estadual da Luta contra o Reumatismo no Estado do Ceará, a ser comorado anualmente no dia 12 de Outubro.
O objetivo é conscientizar a população cearense dos tratamentos necessários. A data passa a integrar o Calendário de Eventos do Estado do Ceará.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em média 12 milhões de brasileiros são acometidos por reumatismo ou doenças reumáticas. No Ceará de acordo com informações do Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos (Garce) e da Sociedade Cearense de Reumatologia (SCR) não há dados concretos sobre a quantidade de pacientes diagnosticados com doenças reumáticas. Estima-se que a incidência de artrite reumatoide na população cearense seja de 0,5% a 1,0%.
“As doenças reumáticas se tornaram um grande problema de saúde pública no Brasil e devido à gravidade da doença é de suma importância implementarmos ações de combate ao reumatismo e promover qualidade de vida”, disse a Deputada Fernanda Pessoa.