O projeto Experimentando Diferenças, que esteve recentemente em Fortaleza, no Shopping Parangaba, acaba de ser escolhido, entre 350 inscritos do Brasil inteiro, vencedor do Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, cujo objetivo é reconhecer e valorizar experiências bem sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país. Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da Organização das Nações Unidas (ONU): “As Melhores Práticas e Lideranças Locais” (Best Practices and Local Leadership Programme).
Com essa vitória, o Experimentando Diferenças, além de receber o troféu, certificado e divulgação em publicações, filmes e exposições fotográficas, será inscrito em prêmios nacionais e internacionais que tenham relação com o tema, com destaque o concurso de Dubai, organizado pela Onu-Habitat.
“Estar entre os 20 campeões dessa importante premiação é mais que especial e é uma honra, pois ela valoriza experiências bem sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o Brasil. É o tipo de reconhecimento que nos emociona e nos inspira a seguir em frente”, diz o idealizador do projeto, Fernando Rigo.
O projeto Experimentando Diferenças tem viajado por todo o país levando uma arena de 130m2 com equipamentos de ponta e que é montada em shoppings centers. Nesse ambiente, monitores desafiam o diverso público que visita esses grandes centros comerciais a praticar atividades adaptadas desafiadoras. É possível jogar futebol com os olhos vendados e bocha desportiva, praticar basquete e corrida em uma cadeira de rodas, além de games com simulação virtual de corrida e handbike. O projeto também promove oficinas com atletas e paratletas, além de visitas monitoradas para escolas e instituições.
Presenças especiais – A cada etapa, o evento conta com as presenças de atletas e ex-atletas renomados, como Arthur Zanetti, Fernando Fernandes, Robson Caetano, Flávio Canto e Lais Souza (atleta olímpica que sofreu recentemente um acidente ao praticar esportes na neve), além, é claro, das grandes estrelas do paradesporto nacional, a exemplo de Daniel Dias, Dirceu Pinto, Terezinha Guilhermina, Verônica Almeida, Carlos Farrenberg, Jovane Guissone, Marcia Menezes e tantos outros.
Para os atletas envolvidos, o contato com um público cada vez mais abrangente é bastante gratificante e motivador. E quem confirma isso é o Ricardinho Alves, da seleção brasileira de Futebol de 5, considerado internacionalmente como o ‘Lionel Messi’ da categoria. “É um trabalho de divulgação que mexe com as pessoas. Elas saem com outra visão do atleta de paradesportos”.
O projeto – A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio exclusivo da CAIXA Loterias. Com seu caráter itinerante, o Experimentando Diferenças já montou sua arena em shoppings do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife, Natal, Curitiba, Brasília, e outras.
Cerca de 130 mil pessoas já aceitaram o desafio de ‘entrar na pele’ de uma pessoa com deficiência que pratica esportes. Em sua 30ª edição e com um cronograma que se estende até 2016, o projeto já foi objeto de mais de 1.000 reportagens nos mais diversos veículos de comunicação, sendo 96 reportagens em TVs. Além disso, tem conseguido atingir o objetivo de mostrar o dia a dia da pessoa com deficiência, disseminar a importância da inclusão e dar visibilidade aos esportes adaptados, afinal, vamos sediar os Jogos do Rio em 2016 e tudo o que nossos atletas precisam é contar com o carinho da torcida brasileira. Uma torcida à altura dos desafios que eles vêm enfrentando e das vitórias que conquistam mundialmente. Esse apoio será especial para que eles também façam bonito em nosso país!