Em comemoração ao Dia da Caatinga, celebrado no próximo dia 28 de abril, o projeto “No Clima da Caatinga” (NCC), que é realizado pela Associação Caatinga (AC) com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, preparou uma série de atividades de educação ambiental. As ações serão realizadas entre os dias 28 de abril e 02 de maio, nas comunidades rurais que estão no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, unidade de conservação com 6.285 hectares gerida pela AC desde 2000 e que está situada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI).
As ações buscam promover a sensibilização da sociedade para a preservação do bioma. A série de atividades conta com teatro de fantoches, aparição do “Tatutinga”, mascote do “No Clima da Caatinga”, e contação de histórias para o público infantil. Na iniciativa, também serão entregues kits de pintura para as crianças da região.
“Nas escolas, durante as ações do projeto, o material será usado para introduzir o tema do meio ambiente de forma divertida e contextualizada, evocando os animais e plantas do bioma exclusivamente brasileiro e a importância de protegê-los”, explica Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental da Associação Caatinga.
Durante as atividades, a equipe do NCC ainda realiza o Cine Tela Verde, uma ação que promove apresentações de filmes e animações para os moradores da região rural de Crateús e Buriti dos Montes. Por fim, serão doadas mudas de espécies nativas da Caatinga para escolas da região.
“Ao todo serão doadas 100 mudas para unidades escolares do entorno da reserva, as quais serão plantadas em ações desenvolvidas junto às crianças. Essa ação está alinhada à década de recuperação dos ecossistemas”, explica a coordenadora de comunicação da Associação Caatinga, Kelly Pereira.
Ações de comunicação
Além das atividades de educação ambiental, o projeto desenvolve, nas redes sociais, a campanha “Conheça a verdadeira Caatinga” com o objetivo de desmistificar os estereótipos que existem sobre o semiárido. “Queremos mudar a ideia de que a Caatinga é apenas sol quente e chão rachado. O semiárido é uma região repleta de vida, cheia de cores, texturas, cheiros e sabores. Também contamos com outdoors para reforçar nossa comunicação”, finaliza Kelly.
Para mais informações sobre as ações, basta acessar o Instagram @noclimadacaatinga ou o site noclimadacaatinga.org.br.