Em uma era dominada pela influência digital, usar as redes sociais para fortalecer a imagem pessoal acaba se tornando uma estratégia necessária a muitos profissionais. E foi com base na própria experiência que a publicitária e gestora de recursos humanos Bia Lopes decidiu incluir a consultoria em personal branding no seu leque de serviços. Depois que passou a fazer uso das redes sociais de maneira planejada e estratégica ela conquistou mais espaço e visibilidade no mercado, o que trouxe outros benefícios para a sua carreira.
O branding pessoal ou personal branding vem sendo cada vez mais entendido como uma estratégia necessária para quem deseja construir uma carreira de sucesso. Grandes personalidades conseguiram se manter solidamente no mercado porque nunca pararam de investir em sua marca pessoal. Gisele Bundchen, Gustavo Borges e Lady Gaga são exemplos de pessoas que possuem um personal branding tão forte que seus nomes são lembrados instantaneamente quando se pensa em personalidades de suas referidas áreas.
Bia Lopes decidiu se especializar através de cursos específicos na área de Personal Branding e vem prestando consultoria há algum tempo. Ela afirma que muitas pessoas tinham uma ideia errônea sobre marca pessoal, acreditando que esse trabalho só deveria ser feito por artistas de renome e digitais influencers. Segundo ela, a grande questão é que eles só se tornaram referência justamente porque souberam investir em sua marca pessoal e mostrar seu trabalho ao mundo, já que o personal branding não se aplica apenas ao universo digital. A publicitária afirma que independente da área em que atua, todas as pessoas deveriam investir na construção e gestão de sua imagem, desde um pequeno empreendedor, passando por vendedores, administradores, colaboradores de diferentes setores de uma empresa, profissionais liberais, influenciadores e até mesmo um grande empresário.
“Muita gente não tem noção do quanto a sua marca pessoal pode inclusive ajudar a fortalecer o seu negócio, a abrir novas oportunidades e a conquistar um espaço maior no mercado”, afirma Bia. Ela ressalta que em uma seleção profissional, por exemplo, alguém de nome consolidado e que já é uma referência por ser uma autoridade na sua área tem muito mais chances de ser contratado do que uma pessoa cujo nome permanece no anonimato ou que gerencia de maneira errônea suas redes sociais. Além disso, uma empresa cujo empreendedor é alguém bem visto pelo público tem muito mais chances de crescer e se consolidar, assim como de se manter no mercado. “Vivemos em uma era em que as pessoas querem saber quem está por trás dos negócios, quem tomou aquela decisão, de quem é aquela ideia, aquele empreendimento. E não falo de uma exposição desnecessária e irresponsável, mas de um trabalho feito estrategicamente”, ressalta.
Na consultoria a publicitária faz um estudo da situação da imagem do cliente, auxilia no processo de sua autoavaliação e os objetivos são traçados com base no diagnóstico. A partir de então são traçadas estratégias que ressaltarão seus pontos fortes, qualidades e o que o cliente tem de melhor. Segundo ela, o mais importante é que não seja criada uma falsa imagem, algo que não condiz com a pessoa, mas sim trabalhados seus principais pontos com base na sua essência. Ela afirma que não adianta criar personagens que não existem, porque eles não se sustentam com o passar do tempo. O principal ponto do personal branding é justamente mostrar ao mundo quem a pessoa realmente é.
Bia Lopes é publicitária, gestora de recursos humanos, palestrante, autora do blog Conversa de Gente Fina e da trilogia Ana Lísias em cordel. Participou da Bienal Internacional do Livro do Ceará em 2019 e da IV Feira do Cordel Brasileiro, também em 2019. Recebeu o Troféu Centenário 2019, prêmio que reverencia os 107 anos de Luiz Gonzaga, um reconhecimento do Programa Gonzagão da Cidade pela colaboração da autora à cultura nordestina. Teve suas palestras aclamadas pelo público nas edições do Social Media Week São Paulo 2018 e 2019, abordando temas relacionados à transformação humana por meio da comunicação positiva. Atualmente trabalha com palestras, cursos, workshops e consultorias na área da comunicação, de personal branding e de desenvolvimento humano.
Para contratar os serviços de Bia Lopes
Telefone e Whatsapp: (85) 98883.7828
E-mail: anabia.p.lopes@gmail.com