Os primeiros casos de Coronavírus no Estado do Ceará foram confirmados na última noite (15). Com isso, ativa-se o alerta para maior proteção, autocuidado e isolamento de ambientes com grande aglomeração de pessoas. Evitar hospitais e filas médicas também é uma forma de prevenção, mas o contato com o profissional é essencial para consultas ou diagnóstico de outras doenças. O aplicativo SUP (Sistema Único do Paciente) oferece uma alternativa para quem necessita do atendimento, mas quer evitar o contato.
O SUP, foi desenvolvido no Ceará, há menos de um ano. A finalidade do app é guardar o histórico médico do paciente de forma detalhada: prontuário, medicações, enfermidades, alergias, fotos, exames, tudo pode ser vinculado à conta do usuário com opção de compartilhamento para que outra pessoa possa acessar.
“Em uma consulta médica, o histórico do paciente pode ser essencial para determinar o diagnóstico. Com o SUP, tudo fica organizado em abas, e o usuário pode escolher compartilhar as informações de sua conta com o médico durante uma consulta à distância”. explica Ariella Lopes, idealizadora do app. Dessa forma, é possível evitar as filas e a ida ao hospital para realizar uma consulta.
O Dr. Javier Montero, mestre em Oftalmologia e Chefe da Residência Médica da Santa Casa de Fortaleza, já realizou acompanhamento de paciente com o auxílio do aplicativo. “A Tecnologia é importantíssima para manter o acompanhamento dos pacientes de forma adequada nessa situação que a gente se encontra, com exposição ao coronavírus. Todo cuidado que possamos tomar para diminuir o contato entre as pessoas, diminuir as aglomerações, vai colaborar para evitar que essa cadeia continue evoluindo”, explica Montero.
O SUP é gratuito e está disponível para download no Android e no iOS. Cada conta pode gerenciar simultâneos perfis, ou seja, uma mãe pode criar e administrar os perfis dos filhos, guardando informação médica tanto dela quanto das crianças. Para baixar o aplicativo digite “Sistema Único do Paciente” na busca do App Store do seu celular.