O Senac Quixadá amplia sua atual capacidade de atendimento com inauguração do Centro de Educação Profissional Armando Monteiro Nogueira, no próximo dia 20 de agosto. Com a nova Unidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) deve atender uma demanda de qualificação profissional de mais de 2 mil pessoas, incluindo Quixadá, os demais municípios do Sertão Central e parte do Vale do Jaguaribe. Inicialmente são ofertados cursos de qualificação e aperfeiçoamento nas áreas de Beleza, Moda, Informática, Gastronomia, Comércio e Gestão, Saúde e Infraestrutura.
A inauguração acontece no dia 20, com a presença do presidente da Fecomércio, Maurício Filizola; do Diretor Regional Sesc Senac, Rodrigo Leite; diretores e conselheiros do Sistema Fecomércio/CE (Sesc – Senac – IPDC), além de autoridades locais. A Unidade abre ao público a partir das 14h.
A nova Unidade Senac Quixadá
A sede conta com quatro modernos laboratórios de educação profissional, onde acontecem as aulas práticas dos cursos de Informática, Beleza, Moda e Gastronomia. A Unidade possui ainda duas salas de aula convencionais e uma biblioteca com acervo especializado, voltado para atender ao portfólio de cursos ofertados pela instituição. O edifício é acessível para pessoas com deficiência, contando com banheiro adaptado, além de sinalização em Braille.
Dentre os cursos programados para a nova unidade estão o Técnico em enfermagem e o Técnico com tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sidarta Cabral, gerente de Tecnologia e Desenvolvimento Educacional do Senac Ceará, destaca que os dois cursos foram pensados levando em consideração às demandas do Sertão Central, tanto pela presença de unidades de saúde, como o Hospital Regional do Sertão Central, quanto pela necessidade de bem atender a comunidade surda da região.
Além da programação de cursos em andamento na nova Unidade, o Senac/CE já realizou para o segmento governamental cursos in company – ministrados para profissionais dentro das instituições em que trabalham. O Senac atua na região desde 2014 e, até o ano passado, realizou mais de 16 mil matrículas. Outra novidade é a formação técnico-profissional, com o curso de Aprendizagem Profissional Comercial na área de Serviços Administrativos, que faz parte do Programa de Aprendizagem Profissional Comercial.
O gerente do Senac Quixadá, Francisco Ferreira de Souza Neto, responsável pela prospecção e implantação da nova unidade, aponta que existe uma demanda de formação profissional reprimida na região. “Há um grande público a ser atendido por esta Unidade. Vislumbramos um potencial para as áreas de Turismo, Hospitalidade, Gastronomia, Idiomas e Saúde. A localização geográfica de Quixadá facilita muito o acesso para outros municípios da região do Sertão Central”, observa.
O Centro de Educação Profissional leva o nome do empresário natural de Maranguape, Armando Monteiro Nogueira. Reconhecido pelo seu espírito empreendedor, Armando foi comerciante, agropecuarista e teve importante atuação na construção civil. O primeiro cinema da cidade foi uma obra de sua iniciativa, bem como a primeira vila padronizada de Quixadá.
Mais sobre o homenageado Armando Monteiro Nogueira (1910-1987) – Armando Monteiro Nogueira, nasceu no dia 28 de fevereiro de 1910, em Maranguape, região serrana do Ceará. Perdeu sua mãe para a impiedosa Seca do Quinze, ficando órfão aos 5 anos. Migrou ainda criança para o norte do país, durante o ciclo da borracha, de onde retornou dois anos depois. Já em Quixadá, Armando começou a trabalhar ainda criança.
Aos 15 anos tornou-se caixeiro de bodega em Riacho do Sangue, hoje município de Jaguaretama, onde em alguns anos, com muita dedicação, passou a ser sócio e dono.
Casou-se em 1932 com Maria Carmelita de Almeida Monteiro e tiveram cinco filhos: Aélio, Carmen, Aroldo, Airton e Marilene. Com a seca de 1932, sua bodega foi à falência e Armando foi então trabalhar nas obras de construção do açude Choró.
Reergueu-se aos poucos, reabriu sua bodega e decidiu a entrar para a política. Foi eleito prefeito de Riacho do Sangue, mas teve seu mandato cassado em 1937 pelo golpe de estado. Perseverante e lutador, vendeu tudo o que tinha e retornou para Quixadá, onde abriu uma loja de tecidos. O novo empreendimento prosperou rápido e, em 1944, ampliou os negócios da família com a aquisição da Farmácia São João e a inauguração do primeiro cinema de Quixadá, o Cine Quixadá, em 1948.
Para investir na educação dos filhos, mudou-se para Fortaleza, dedicando-se aos negócios e mantendo Quixadá como o lar de seu coração até o fim de sua vida. Faleceu em 1987, cercado por família e amigos. Armando foi um cearense lutador, um empreendedor desbravador que encarou de frente as maiores adversidades, lutando por propósitos grandiosos e servindo de exemplo para toda uma geração de quixadaenses.
Lista de Municípios que a Unidade Quixadá atenderá em 2018:
Banabuiú |
Boa Viagem |
Canindé |
Capistrano |
Choró |
Ibaretama |
Ibicuitinga |
Itaiçaba |
Itapiúna |
Itatira |
Jaguaruana |
Limoeiro do Norte |
Madalena |
Morada Nova |
Ocara |
Palhano |
Quixadá |
Quixeramobim |
Quixeré |
Russas |
São João do Jaguaribe |
Tabuleiro do Norte |
Sobre o Senac Ceará – Atualmente, o Senac Ceará está presente em 16 unidades distribuídas em Fortaleza, Aquiraz, Cedro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Itapipoca, Quixadá e Limoeiro do Norte. Conta também com quatro unidades móveis – nas áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade; Informática; Beleza; e Saúde. A instituição integra ainda a Rede Senac de Educação a Distância, levando assim seus cursos a todo o estado.
Promovendo a inclusão social por meio da qualificação profissional, o Senac oferta cursos que preparam o profissional das mais diversas áreas às exigências do mercado, tendo como diferencial o novo modelo pedagógico com foco na competência. Dessa forma, o aluno evolui desde a formação inicial, passando pelo nível técnico até o superior, com maior flexibilidade – de acordo com a sua necessidade ou amadurecimento.
A orientação voltada para o mercado ofertada pela instituição está calcada ainda no constante aperfeiçoamento e capacitação do seu corpo docente, no investimento em tecnologia, inovação e em uma infraestrutura moderna, além da programação de cursos atualizada, tendo em vista as tendências no comércio de bens, serviços e turismo.
SERVIÇO:
INAUGURAÇÃO SENAC QUIXADÁ
Data: 20 de agosto
Local: Rua Presidente Kennedy, 188. Bairro Alto São Francisco. Próximo a AABB.
Mais informações: (88) 3582.7793/ www.ce.senac.br
Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio – Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.