A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é a melhor universidade entre as instituições de ensino públicas e privadas do Ceará, e a melhor particular do Norte e Nordeste, segundo o ranking britânico Times Higher Education (THE), referência global para estudantes, gestores e professores, que em sua edição mais recente, divulgada na terça-feira, 11, avaliou mais de duas mil universidades em mais de 100 países.
Para o ranking mundial, são avaliadas 13 critérios, agrupados em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa). Considerando apenas as instituições privadas brasileiras, a Unifor ficou em 3º lugar, atrás apenas das Pontifícias Universidades Católicas do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, sendo, portanto, a terceira melhor instituição de ensino superior privada do Brasil. Já entre as instituições públicas e privadas, a Unifor configura como a melhor do Ceará e a segunda melhor do Norte e Nordeste.
A professora Fátima Veras, Reitora da Universidade de Fortaleza, afirma que o desempenho da instituição no Ranking THE 2022 é resultado de medidas de fortalecimento da qualidade de ensino, de investimentos crescentes em pesquisas científicas e na internacionalização da Unifor. “O resultado do Ranking THE reforça a relevância dos temas abordados nos artigos publicados pelos docentes e discentes, bem como a competência dos nossos pesquisadores. O que fazemos na Unifor é investir na qualidade do ensino para transformar a sociedade. O reconhecimento ampara nossa missão”, pontua.
Investimento em pesquisa e inovação
Mais uma vez, a Unifor é destaque na influência da pesquisa por meio de citações em artigos científicos. Segundo o THE, a Universidade de Fortaleza está em primeiro lugar em citações entres as instituições privadas no Brasil, reforçando a qualidade da pesquisa e dos pesquisadores da instituição. O impacto da pesquisa é reflexo do quanto uma universidade pode contribuir para um projeto de compreensão coletiva e colaborativa do mundo.
Nos últimos anos, a Unifor vem investindo em uma série de ações de incentivo à ciência e de internacionalização do ensino, melhorando sua posição no que diz respeito à publicação e citação, conforme frisa o vice-reitor de Pesquisa, professor Milton Sousa. “Isso é resultado dos robustos investimentos em pesquisa que a Fundação Edson Queiroz vem fazendo, liderados pela Vice-Reitoria de Pesquisa com editais internos de financiamento de pesquisa, artigos, publicação e tradução, bem como pela competência de nossos (as) pesquisadores (as). Além disso, mostra a pertinência, a utilidade e a qualidade da produção científica gerada pela Unifor”, avalia.
A Unifor também se destacou no critério “Industry Income” (Renda da Indústria, em inglês), ocupando a faixa “30-40”, entre as instituições públicas e privadas brasileiras, e o top 10, entre as instituições privadas do país. O indicador aponta o impacto comercial da pesquisa de uma instituição, sendo de fundamental importância para a aplicação real do que é feito na universidade, por meio da tecnologia e da pesquisa científica. Nesse sentido, o bom resultado é reflexo do valor industrial de uma pesquisa, assim como seu impacto para a sociedade, sendo associado às disciplinas de ciências, engenharias, negócios e tecnologia.
Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas pela Unifor e acompanhar futuros editais, fique atento à página de Pesquisa e Inovação.