Javier Goilenberg, é CEO & Co-Founder da Real Trends
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No segundo semestre o consumo do ecommerce foi histórico.
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Acessórios para veículos foi a categoria com maior volume de vendas.
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São Paulo e Rio de Janeiro seguem em primeiro no pódio do consumo online.
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O usuário faz compras mobile antes e depois do trabalho.
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53% dos usuários utiliza Android.
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O Natal se encontra no topo das datas especiais.
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A indústria online segue crescendo e o Brasil se consolida como um dos países mais desenvolvidos em termos de ecommerce.
Uma pesquisa anual feita pela Real Trends – plataforma líder de ferramentas de gestão e análise no Mercado Livre- demonstra o crescimento do setor e revela os hábitos do consumidor online em 2017.
“O crescimento do ecommerce esteve em ascensão durante o ano de 2017. No primeiro semestre, o setor demonstrou um crescimento comparado com o mesmo período do ano anterior e o segundo semestre do ano evidenciou um arranque com crescimento histórico, sobretudo para certas categorias”, analisou Javier Goilenberg, CEO e Co-fundador da plataforma.
Neste sentido as categorias mais compradas e com maior faturamento foram:
1) Acessórios para Veículos
2) Casa, Móveis e Decoração
3) Celulares e Telefones
4) Informática
5) Eletrônicos, Áudio e Vídeo
Por sua vez, no que diz respeito às localidades com maior movimento:
– 60% do tráfego se concentrou em São Paulo
– 8% no Rio de Janeiro
– 32% entre Minas Gerais, Santa Catarina, Goias e Rio Grande do Sul.
O e-commerce e seus horários:
Segundo estimativas da pesquisa 2017 feita pelo site especializado em comércio eletrónico Profissional de e-commerce, atualmente no Brasil, 41% das lojas virtuais estão “bem preparadas” para vender através da opção m-commerce. Por sua vez, as vendas por meio de smartphones representam até 10% das vendas totais para 38,4% de lojistas virtuais no país.
Em concordância com o auge do m-commerce, na Real Trends foi registrado um aumento no uso do mobile.
“Os horarios de maior tráfego mobile são de 8 às 9h, de 12 às 13h e de 19 às 23h, o que é natural visto que são os horários em que os vendedores se levantam pela manhã e respondem antes de ir ao trabalho, logo durante o almoço e especialmente no horário que deixam o trabalho e continuam respondendo a caminho de casa ou mesmo da cama antes de dormirem”, salientou Goilenberg.
No que diz respeito ao sistema operacional, 53% dos usuários vendedores responderam do Android versus 47% do iOS (Apple). Os modelos de dispositivos mais populares foram o iPhone, o Samsung Galaxy J5, o Samsung Galaxy S7 Edge e o Motorola Moto G4.
O top das datas especiais:
De maio a novembro foi o período com maior movimento no e-commerce. Aqui, se podem ver as datas mais escolhidas pelos brasileiros na hora de comprar:
1. Black Friday – Total de vendas: R$600.000.000
2. Dia das Mães -Total de vendas: R$ 280.000.000
3. Dia das Crianças -Total de vendas: R$330.000.000
4. Dia dos Pais – Total de vendas: R$350.000.000
Conclui-se que, em sua maioria, os “eDay” tais como Blackfriday cobram um protagonismo maior, as datas chave mais “tradicionais” como o Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças seguem tendo grande relevância.
Resta esperar, como em 2016, que após o final do ano o Natal seja a grande data em termos de vendas e faturamento. Dezembro se converterá, assim, no mês foco para todo vendedor, podendo duplicar ou mesmo triplicar o faturamento de um mês convencional.
Agora sim, conhecidos os hábitos de consumo online em 2017, como se prepara um vendedor para maximizar as oportunidades no próximo ano?
Perfil
Javier Goilenberg, CEO & Co-Founder da Real Trends
Com 33 anos, o argentino Javier Goilenberg já tem um grande currículo no mundo das startups techies da região.
Engenheiro de sistemas pela Universidade de Tecnologia Nacional, da Argentina, trabalhou durante 5 anos na área de TI do Mercado Livre.
Em abril de 2013 está empresa abriu sua própria plataforma, o que permitiu que desenvolvedores externos pudessem criar aplicativos conectados ao marketplace. Em janeiro de 2014, junto com Patrício Molina, seu sócio e atual CTO da companhia, começaram a desenvolver a Real Trends e dois meses depois estava online a primeira versão da plataforma na Argentina. Assim começou a história que completa 4 anos e que se estendeu a países como Brasil e México.
Se trata de uma plataforma com ferramentas de análise e gestão para que vendedores de marketplaces online vendam mais e melhor a nível global.
“Quando começamos em 2014, plataformas como a Real Trends eram desconhecidas por nossos potenciais clientes e costumávamos ser vistos como um “nice to have”, algo que não era 100% necessário, uma plataforma para poucos entendidos. Com o passar dos anos, os vendedores tomaram um maior conhecimento de nosso produto, que se tornou um “must” para aumentar as vendas e ser competitivos” salienta o jovem empreendedor.
Em 2017 Javier foi eleito pela revista Forbes como uma das 30 promessas, pela Real Trends.
- postado por Oswaldo Scaliotti