Ganhos de participação de mercado na Natura, forte crescimento na Aesop e início do plano de transformação na The Body Shop contribuíram para o resultado; companhia também nomeou executivos chave para a organização
A Natura &Co registrou um trimestre de forte crescimento, com alta de 53% da receita líquida consolidada reportada no segundo trimestre. Considerando o resultado pró-forma (que inclui resultados comparáveis para a The Body Shop), o faturamento líquido aumentou 13,6% no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano passado, para R$ 3,1 bilhões, com contribuição das três marcas. No primeiro semestre, a receita líquida reportada cresceu 54,2% e a pró-forma, 12,4%, sempre em relação ao mesmo período do ano anterior.
Impulsionada pelos resultados no Brasil e na América Latina, a receita líquida reportada da Natura teve aumento de 9,8% no segundo trimestre e de 8,1% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em moeda constante, o avanço da receita foi de 10,3% no trimestre e de 8,6% nos primeiros seis meses do ano. No Brasil, a receita líquida aumentou 6,7%, apesar do impacto desfavorável da greve dos caminhoneiros no período. A Natura também continuou a ganhar participação de mercado em categorias chave, com ganhos de produtividade de suas consultoras, consolidando o novo modelo de Venda por Relações da empresa. Na América Latina, a Natura manteve seu bom momento, com expansão reportada de 17,7% no segundo trimestre e de 18,8% no primeiro semestre. Em moeda constante, a alta da receita líquida foi de 20,6% no trimestre e de 21,8% no semestre.
A The Body Shop registrou faturamento de R$ 806,7 milhões no trimestre, com queda de 1,1% nas vendas pró-forma e em moeda constante, em relação ao mesmo período de 2017. O desempenho ficou em linha com o estimado, já que o primeiro trimestre foi beneficiado pelo calendário comercial e pela venda aos franqueados, conforme sinalizado na época. No primeiro semestre, a receita cresceu 3,6% em moeda constante, impulsionada pelas franquias e e-commerce. O trimestre também marcou o início da implementação do plano de transformação da The Body Shop.
A Aesop manteve seu impressionante ritmo de crescimento com alta de 55,2% da receita reportada no segundo trimestre e de 47,4% no primeiro semestre de 2018. Em moeda constante, a alta foi de 36,6% no trimestre e de 33,4% no primeiro semestre, sempre em comparação com os mesmos períodos do ano passado.
O EBITDA reportado de Natura &Co teve alta de 12%, para R$ 334,4 milhões. Em bases comparáveis (excluindo os custos de transformação e aquisição da The Body Shop), o EBITDA ajustado e pró-forma cresceu 8,5% em reais no segundo trimestre de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior, para R$ 371,9 milhões.
O lucro líquido foi de R$ 31,8 milhões, contra R$ 163,5 milhões no segundo trimestre de 2017, impactado pelos custos com o plano de transformação da The Body Shop e por despesas financeiras. No semestre, o lucro foi de R$ 56,2 milhões. Excluindo esses efeitos, o resultado operacional ajustado pró-forma cresceu 9,4% no segundo trimestre, para R$ 230,5 milhões. No semestre, a alta foi de 54,1%, para R$ 434,5 milhões.
Nomeações chave
Natura &Co também fez diversas nomeações importantes para sua administração no último trimestre. José Antonio de Almeida Filippo ingressou no Grupo como novo Chief Financial Officer (CFO) e vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Natura, trazendo sua experiência internacional em multinacionais. Viviane Behar de Castro, experiente profissional do setor de finanças, também foi nomeada como nova diretora de Relações com Investidores.
Para acelerar sua estratégia multicanal e digital, a Natura também anunciou recentemente as nomeações de Paula Andrade como diretora de Varejo e Fernando Mattoso Lemos como vice-presidente de Tecnologia e Negócios Digitais.
Para fortalecer a implementação de seu plano de transformação, a The Body Shop também nomeou Domenico Trizio para o papel recém-criado de diretor de Operações e Amy Liddy assumiu o posto de diretora Financeira Global. Como parte do esforço para rejuvenescer a marca, Elen Macaskill assumiu o papel de diretora Global de Clientes e Lionel Thoreau foi nomeado como diretor de Marca Global.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados do segundo trimestre. A Natura continua a revitalizar seu modelo de negócios por meio de uma nova abordagem para a Venda por Relações, com crescente digitalização e presença multicanal da marca; o plano de transformação em andamento para a The Body Shop já mostra encorajadores resultados iniciais e a Aesop continua sua trajetória de forte crescimento”, afirma Roberto Marques, presidente-executivo do Conselho de Administração de Natura &Co. “A Natura &Co está bem posicionada para crescer e atingir suas ambições de médio e longo prazo, por meio de avanços contínuos em práticas de negócios sustentáveis. A chegada recente de profissionais muito experientes e talentosos reforça nosso time de liderança e irá contribuir para alcançarmos nossos objetivos”, conclui.